Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Estudante do CAP-Coluni UFV representa MG em seletiva nacional de Química
23 de maio de 2025

Davi Souza Oliveira participará de formação na USP para tentar vaga em competições internacionais

O estudante Davi Souza Oliveira, da 3ª série do ensino médio do CAp-Coluni (Colégio de Aplicação da UFV), foi o único representante de Minas Gerais selecionado para o Curso de Formação Presencial da Etapa III das Seletivas para as Olimpíadas Internacionais de Química 2025. O curso acontecerá de 26 de maio a 6 de junho no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).

O curso é etapa obrigatória para a seleção das equipes brasileiras que participarão da International Chemistry Olympiad (IChO) e da Olimpíada Ibero-americana de Química (OIAQ) em 2025. Ao final da formação, os estudantes passarão por uma prova classificatória.

Davi conquistou medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) 2024 e também foi medalhista na Olimpíada Mineira de Química (OMQ) em 2023. Ele é um dos 23 estudantes de todo o país convocados para essa fase decisiva.

“Mesmo se não me classificar, é uma experiência incrível só de estar lá na USP, com professores extremamente qualificados. Estou muito animado para essa experiência, que nunca pensei em ter”, afirmou o estudante.

Além de seu desempenho nas olimpíadas, Davi também contribui com o desenvolvimento de um aplicativo de ensino de Química, com uso do MIT App Inventor. O projeto integra a dissertação de mestrado do professor Danilo de Sousa Araújo, orientado pelo professor Marcelo Henrique dos Santos, do Departamento de Química da UFV, e coorientado por Efraim Lázaro Reis. No CAp-Coluni, Davi é orientado pelos professores Deise Morone Perigolo, Gabriel Henrique Sperandio, Adenilson Abranches Monteiro e conta com o apoio técnico-científico do professor Efraim Reis, da Associação Brasileira de Química.

O processo de seleção para as olimpíadas de Química começa nas escolas e segue por etapas estaduais e nacionais. Em Minas Gerais, a Olimpíada Mineira de Química é organizada pelo Departamento de Química da UFMG. A nível nacional, a OBQ é coordenada pela Associação Brasileira de Química (ABQ) com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, CNPq, Conselho Federal de Química e diversas universidades parceiras.

Informações: UFV