Pensionistas do Ipsemg tem nova chance de fazer cadastro
12 de setembro de 2023

Os pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg) que não realizaram o Censo Cadastral Previdenciário durante a primeira fase (19/6 a 31/7) podem participar da repescagem.
Diante do grande número de pensionistas que ainda não realizaram o censo, e para evitar que os benefícios sejam suspensos, o Censo estendeu o prazo. Essa nova oportunidade começou no dia 18 de agosto e vai até a próxima segunda,18 de setembro. Para ser contemplado, o pensionista deve ter tido o benefício de pensão concedido até 02/06/2023.
Elaine Rocha de Araújo de Andrade, gerente de pensão, reforça que o procedimento é on-line, rápido e fácil de realizar.
“Após fazer o login no sistema o pensionista deve validar os dados pessoais e responder o questionário. Para aqueles que ainda têm dúvida, basta acessar o vídeo com o passo a passo no Youtube Ipsemg Online - afirma Elaine”.
De acordo como o Decreto Estadual nº 48.620/2023, o censo previdenciário é obrigatório e a não participação pode resultar na suspensão provisória do benefício. Assim, para aqueles que tiverem o benefício suspenso, o restabelecimento do pagamento ocorrerá somente após a regularização com a realização do Censo Cadastral Previdenciário.
A realização do censo não descarta a necessidade de o pensionista realizar o recadastramento anual no mês do aniversário por meio da Prova de Vida Digital ou a atualização de dados presencialmente nas unidades regionais do Ipsemg.

Confira como realizar o cadastro:
Caso o pensionista tenha mais dúvidas em relação ao censo, a Diretoria de Previdência disponibilizou uma cartilha com as principais perguntas sobre o assunto. Ela está disponível no site do Ipsemg, menu Serviços e opção Censo Cadastral Previdenciário. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pela Central de Atendimento Lig Minas 155 por telefone fixo ou Whatsapp, no número (31) 3501-5155 e nas unidades regionais do Ipsemg.
Informações por Agência Minas