Objetivo da operação foi de desmantelar e enfraquecer organizações criminosas envolvidas em tráfico de drogas, homicídios e roubos.
As polícias Militar e Civil de Manhuaçu e Simonésia realizaram na manhã de terça-feira, 19 de setembro, uma operação policial com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico de drogas, homicídios e roubos na região.
A Operação Adversarius faz parte de um conjunto de ações estratégicas das Forças de Segurança Pública para desmantelar e enfraquecer organizações criminosas presentes naquela região. O nome "Adversarius" foi escolhido em referência ao conflito existente entre essas organizações criminosas, que estão sob constante investigação e combate pelas equipes policiais.
O trabalho de inteligência do 11º Batalhão de Polícia Militar forneceu informações cruciais que contribuíram significativamente para as investigações da 6ª Delegacia Regional de Polícia Civil. Como resultado desse esforço conjunto, o Poder Judiciário da Comarca de Manhuaçu emitiu 22 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos no dia da operação.
A operação mobilizou mais de 100 policiais, entre militares e civis, que executaram os mandados de busca e apreensão em diversos bairros de Manhuaçu, incluindo São Francisco de Assis, Santana, Santa Terezinha, Coqueiro, entre outros. Além disso, equipes também estiveram no Distrito de Vila Nova, onde resultaram na apreensão de entorpecentes.
Em Simonésia, a Operação Adversarius alcançou uma das maiores apreensões. Informações obtidas pelo serviço de inteligência da PMMG levaram as equipes até uma plantação de café em uma propriedade rural do município de Simonésia. Lá, com a ajuda do cão de faro Aquiles, da equipe de Rondas Ostensivas com Cães - ROCCA do 11º BPM, foram encontradas enterradas 194 barras de maconha (aproximadamente 200 kg), 12 barras e 02 sacos de cocaína, 03 pedras brutas de crack, 01 fuzil calibre 556, dois revólveres calibres 22 e 32, além de outros materiais relacionados ao crime.
A operação resultou na condução de sete pessoas, todas presas. Os materiais apreendidos, bem como os indivíduos detidos por porte de arma de fogo e tráfico de drogas, foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.