Em nota a empresa diz que busca solucionar questões ambientais e reafirma compromisso com desenvolvimento sustentável.
A Zona da Mata Mineração S.A. (ZMM), empresa comunicou a paralisação temporária de parte de suas atividades em Teixeiras e Pedra do Anta. Segundo uma nota encaminhada a redação do Primeiro a Saber a empresa afirma que a decisão está relacionada a implicações decorrentes de uma inspeção conduzida pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente em julho de 2023, que resultou na emissão de um Auto de Infração apontando supostas irregularidades.
Na nota a empresa ressalta que é conhecida por sua abordagem centrada na tecnologia avançada e no desenvolvimento sustentável e, expressou discordância em relação às autuações feitas pelo órgão ambiental e prontamente forneceu respostas aos questionamentos. Ainda segundo a nota, a empresa aguarda uma conclusão definitiva em relação às alegadas irregularidades.
A Zona da Mata Mineração S.A. reiterou que "todo o processo em questão é estritamente administrativo, não tendo implicações de natureza criminal ou cível. Portanto, a alegação de qualquer infração ambiental não é apropriada neste contexto".
A suspensão temporária de produção se restringe às duas áreas mencionadas no Auto de Infração, enquanto atividades essenciais, incluindo monitoramento de segurança, controle ambiental, manutenção e conservação de ativos, bem como monitoramento patrimonial, seguem inalteradas e em conformidade com a legislação.
Em resposta à situação, a empresa explorou alternativas de reestruturação e realocação interna de funcionários. No entanto, como resultado desse processo, um número de colaboradores teve seus contratos de trabalho encerrados.
A ZMM reitera seu compromisso em relação às obrigações de todas as naturezas, sejam econômicas, legais, ambientais ou regulatórias. A empresa informa que mantém seu foco na promoção do desenvolvimento socioambiental nas comunidades de Teixeiras e Pedra do Anta, visando criar um ambiente propício para as gerações atuais e futuras. A paralisação temporária permitirá que a empresa planeje e implemente as adaptações necessárias para retomar suas atividades de forma sustentável.
A ZMM finaliza a nota dizendo que continuará acompanhando de perto os desdobramentos dessa situação e fornecerá atualizações conforme necessário, mantendo um compromisso com a transparência e a integridade em suas operações. "A empresa está determinada a superar os desafios atuais e manter seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento responsável em suas operações".
Fonte: ZMM