O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV) realizou uma assembleia na segunda, dia 15 de janeiro, com a participação de secretários e prefeitos da microrregião. Na ocasião, as autoridades aprovaram, por unanimidade, a complementação de duas tabelas extras (SIGTAP-Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS) de 109 procedimentos no rol do SUS em cirurgias eletivas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Rainério Fontes, o pagamento de tabelas extras pelos municípios da microrregião, significa que além dos custeios federal e estadual para a realização de cirurgias eletivas, também serão aplicados recursos municipais para o custeio dos procedimentos.
Ou seja, os valores pagos pelo SUS, para a realização de cirurgias eletivas, será maior que os valores pagos atualmente por convênios.
Segundo a secretaria, o objetivo é estimular e atrair os prestadores a realizarem procedimentos junto ao SUS diminuindo, assim, o máximo possível do tempo de espera. O secretário ressaltou a importância de mais essa pactuação fortalecendo e propondo avanços significativos a população na área da saúde.
Informações por Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa