Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Maio Laranja: Polícia Civil alerta para sinais de abuso sexual infantojuvenil em Minas
30 de abril de 2025

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lança a campanha educativa "A Violência dá Sinais" durante o Maio Laranja, movimento nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa busca engajar pais e responsáveis na prevenção de crimes sexuais, especialmente aqueles praticados no ambiente virtual.

A campanha visa aumentar a visibilidade do problema e incentivar a denúncia de casos. O material informativo divulga os principais sinais de violência, as características dos crimes sexuais, como pornografia infantil e estupro de vulnerável online, e o modo de atuação dos abusadores.

A delegada-geral da PCMG, Letícia Gamboge, enfatiza a responsabilidade de toda a sociedade na proteção dos direitos de crianças e adolescentes. Ela convida a população a unir forças no enfrentamento dessa violência e reforça os canais de denúncia: Disque 100, 181 (denúncia anônima) e 197.

Além da campanha de conscientização, a PCMG intensificará as ações preventivas em maio com o Projeto Semáforo do Toque em escolas, creches e outras instituições. A delegada Danúbia Quadros, chefe da Divisão Especializada em Orientação e Proteção à Criança e ao Adolescente (Dopcad), explica que o projeto ensina as crianças sobre limites corporais e como se proteger, utilizando as cores do semáforo para identificar toques seguros e inseguros. A ação também orienta a comunidade escolar.

A PCMG disponibiliza uma cartilha e material informativo da campanha para consulta online. O objetivo é fornecer recursos para que pais, responsáveis e a sociedade em geral possam identificar sinais de abuso e agir na proteção de crianças e adolescentes.

Informações: Agência Minas