Produtores rurais se reúnem para discutir inovações e desafios da cafeicultura de montanha.
Neste sábado (23), a Fazenda Morro dos Padeiros, em Ervália, será o local do evento Café Mais Forte, um encontro para produtores e técnicos da área de cafeicultura. A programação tem o objetivo de disseminar conhecimento, apresentar inovações e fortalecer a produção de café em áreas de montanha na região das Matas de Minas. A entrada para o evento é gratuita e as inscrições podem ser feitas no local, a partir das 7h30.
Após o credenciamento e o café da manhã, a abertura oficial do evento está marcada para às 9h. Em seguida, a palestra "Desafios e Soluções para a Cafeicultura de Montanha" será ministrada por Henrique Frederico Santos, consultor master do programa de Assistência Técnica e Gerencial- ATeG Café+Forte do Sistema Faemg Senar.
A programação segue com a divisão dos participantes em estações temáticas. Nessas estações, serão realizadas demonstrações e apresentadas orientações técnicas. As estações contam com as seguintes temáticas e palestrantes: Zé Roberto, técnico agrícola e cafeicultor, abordará o terraceamento de café, com demonstração de máquina e pulverização por triciclo. O Professor Dr. Dermeval Saraiva falará sobre a implantação de irrigação para a cafeicultura. Gustavo Nogueira, técnico de campo ATeG, apresentará a nutrição e adubação da cafeicultura de montanha. Por fim, Ana Luisa Gonçalves, técnica de campo ATeG, tratará do manejo do cafeeiro visando altas produtividades.
O evento é uma iniciativa do Sicredi, Sindicato dos Produtores Rurais de Ervália, Sistema Faemg Senar, SemeAR, Central Campo Agronegócios, Ecovic Lux Energia Solar e D’Pena Máquinas. A Prefeitura Municipal de Ervália e a Liberato Fotografias e Vídeos apoiam a ação. O almoço será servido às 13h, e o encerramento está previsto para às 14h.