
Formações em Defumação de Carnes, Laticínios, Operação de Máquinas e Soldagem são oferecidas em parceria com Sindicatos Rurais entre 13 e 18 de Outubro.
A Zona da Mata Mineira sediará dez cursos gratuitos de Formação Profissional Rural e Promoção Social oferecidos pelo Sistema Faemg Senar em parceria com os Sindicatos Rurais locais. As oportunidades de qualificação ocorrerão entre os dias 13 e 18 de outubro de 2025 e abrangem diversas áreas de atuação, como agronegócio, manutenção e promoção social.
A programação inicia em Teixeiras com o curso de Defumador de Carne de Frango, programado para 13 a 16 de outubro. O contato para informações é o Sindicato dos Produtores Rurais de Viçosa (Eliana Barbosa: (31) 98749-7426).
Duas turmas para o curso de Solda serão realizadas na região. A primeira ocorre entre 13 e 15 de outubro em Coimbra, com contato no Sindicato dos Trabalhadores Rurais ((32) 3555-1152). A segunda turma de Solda está marcada para 16 a 18 de outubro em Senador Firmino, pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais ((32) 3536-1377).
Ervália receberá dois cursos simultâneos, ambos entre 13 e 17 de outubro. Um deles é a formação em Fabricação Artesanal de Laticínios (Básico). O outro curso é sobre Criação e Manejo de Abelhas Indígenas sem Ferrão. Os interessados podem contatar o Sindicato dos Produtores Rurais de Ervália (Denise Cristina Ribeiro: (32) 99935-4838 ou José Mauro Fernandes: (32) 99920-8974).
A formação em Operador de Retroescavadeira também terá duas edições. A primeira será realizada em Jequeri, de 13 a 15 de outubro, com informações disponíveis no Sindicato dos Produtores Rurais de Jequeri (Gilvana Aparecida dos Santos: (31) 99695-4044). A segunda turma de Operador de Retroescavadeira acontece em Ponte Nova, entre 16 e 18 de outubro, com contato no Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova ((31) 3817-3157).
Todos os cursos são ministrados por profissionais e garantem certificado de participação aos concluintes, conforme a organização. Produtores e trabalhadores rurais interessados devem procurar os sindicatos rurais de seus respectivos municípios para inscrições e informações adicionais, utilizando os contatos fornecidos.
A cidade de Rio Doce oferecerá o curso de Produção Artesanal de Quitandas Mineiras, entre 13 e 16 de outubro, com contato também pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Nova ((31) 3817-3157).
Em Rio Casca, a programação inclui o curso de Saúde e Atenção ao Idoso, de 13 a 17 de outubro, com informações no Sindicato dos Produtores Rurais de Rio Casca ((31) 3871-1240).
Finalizando a agenda, Guiricema recebe o curso Programa 5S, de 14 a 17 de outubro. O contato para inscrições é o Sindicato Rural de Guiricema (Márcia Aparecida Sartori: (31) 98435-8317).
Os Sindicatos Rurais locais são responsáveis pela mobilização e organização das turmas em parceria com o Senar.

