Apagão no Brasil prejudicou o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios, em todas as regiões de Minas Gerais, confirma Cemig.
O apagão registrado em vários estados do Brasil na madrugada desta terça-feira (14) atingiu todas as regiões de Minas Gerais. A informação foi confirmada à Itatiaia pela Cemig no começo desta manhã. São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Amazonas também registraram falta de energia.
“A Cemig informa que ocorreu, às 0h32 desta terça-feira (14), em sua área de concessão, a atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), do Sistema Interligado Nacional (SIN), que afetou o fornecimento de energia elétrica em diversos municípios, em todas as regiões do estado”, diz a nota.
A companhia destacou ainda que o restabelecimento de 99% dos clientes ocorreu até 1h30, após autorização do Operador Nacional do Sistema (ONS). “Às 6h12, todos os clientes afetados pelo evento foram restabelecidos. As causas da ocorrência, que afetou diversas partes do país, serão apuradas pelo ONS.”
A Cemig esclarece que a prioridade da empresa, em eventos dessa natureza, é o restabelecimento no menor tempo possível para todos os clientes.
O apagão registrado em diferentes partes do país na madrugada desta terça-feira (14) pode ter sido causado por incêndio, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em nota, órgão apontou que o incidente ocorreu em um reator da Subestação de Bateias, no Paraná, que desligou toda a unidade de 500 kV e interrompeu a interligação entre as regiões Sul e Sudeste/Centro-Oeste.
Fonte: Rádio Itatiaia