Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Senar Minas oferece 14 cursos gratuitos de capacitação na região
31 de outubro de 2025

Oportunidades incluem operação de drones, pedreiro, solda, análise de cachaça e plantas medicinais em diversos municípios

O Sistema Faemg Senar, em parceria com sindicatos de produtores rurais e outras entidades cooperadas, vai oferecer 14 cursos gratuitos de Formação Profissional Rural e Promoção Social em municípios da região. As capacitações abrangem atividades variadas, como operação de drones, solda, pedreiro, análise sensorial de cachaça, manejo de plantas medicinais, saúde e produção de alimentos.

Entre os cursos de drones, o treinamento de Asa Rotativa para mapeamento e interpretação agronômica ocorrerá de 5 a 7 de novembro em Abre Campo e de 6 a 8 de novembro em Visconde do Rio Branco. Operações básicas com drones estão programadas de 3 a 5 de novembro em Sem-Peixe. Os cursos serão ministrados por instrutores especializados e organizados por sindicatos rurais locais.

Em Visconde do Rio Branco, também estão previstas capacitações em pedreiro/construções rurais (3 a 7 de novembro) e solda (3 a 5 de novembro). Em Divinésia, o curso de análise sensorial e classificação de cachaça será realizado de 3 a 6 de novembro.

Outras oportunidades incluem beneficiamento de frutas, verduras e legumes em Guiricema (3 a 7 de novembro), operação de sistemas de irrigação localizada em Abre Campo (3 a 7 de novembro) e o projeto Agro na Escola em Teixeiras (3 a 7 de novembro).

O município de Piranga recebe cursos de horta caseira (5 a 7 de novembro) e SOS primeiros socorros nas escolas (8 de novembro). Guiricema também oferece capacitação em plantas medicinais (3 a 7 de novembro). Em Senhora de Oliveira, haverá prevenção de acidentes e noções básicas de primeiros socorros entre 4 e 7 de novembro. Presidente Bernardes receberá o curso de produção artesanal de quitandas mineiras de 4 a 7 de novembro.

Os interessados devem entrar em contato com os sindicatos locais responsáveis por cada município para realizar a inscrição. Cada curso terá instrutores designados e mobilizadores responsáveis pelo acompanhamento e organização. A iniciativa visa capacitar profissionais do campo e ampliar conhecimentos em diferentes áreas da produção rural e atividades relacionadas à saúde e educação.