{{brizy_dc_image_alt imageSrc=

Ul´timas

Notícias

Rádio

Montanhesa

Rádio

Q FM

TV

Montanhesa

Live Rádio

Q FM

Anuncie


Rodas de Conversa reforçam acolhimento e promovem reflexões sobre a Consciência Negra na Pif Paf Visconde do Rio Branco
28 de novembro de 2025

{{brizy_dc_image_alt entityId=

Iniciativa do programa Vozes reuniu colaboradores do Frigorífico e da Fábrica de Ração para discutir representatividade e vivências da população negra

Visconde do Rio Branco, novembro de 2025 – Nos dias 18 e 19 de novembro, a Pif Paf Visconde do Rio Branco realizou mais uma edição das Rodas de Conversa de Diversidade pelo Mês da Consciência Negra. A ação promoveu um espaço para que os colaboradores pudessem se expressar, compartilhar experiências e refletir sobre temas essenciais, reforçando o compromisso da empresa com a equidade e o respeito. A iniciativa integra o Vozes, programa de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo Pif Paf Alimentos, que busca fortalecer o ambiente de trabalho como um local cada vez mais inclusivo.

Segundo Raniela Remídio, coordenadora de Responsabilidade Social do Grupo Pif Paf Alimentos, o objetivo central das Rodas é “criar um espaço seguro e acolhedor para trabalharmos ao longo do ano os temas Mulheres, Pessoas LGBTI+, Pessoas Negras e Pessoas com Deficiência. Por meio da escuta e das trocas de experiências, contribuímos para promover a educação em diversidade para todas as pessoas. Isso reforça o compromisso da empresa em garantir que o diálogo esteja presente em todo o ambiente corporativo. Inclusive, reforçamos nas Rodas que, no Grupo Pif Paf Alimentos, as pessoas podem ser quem elas são, sendo valorizadas e respeitadas por serem elas mesmas”, afirma.

Temas que marcam e geram aprendizado

Representatividade e intencionalidade nas ações afirmativas estiveram entre os temas mais discutidos nesta edição. As Rodas foram marcadas por trocas de vivências, reflexões sobre oportunidades e diálogos construtivos que fortalecem a jornada de inclusão dentro da empresa.

Vozes que inspiram

Para Marco Antônio Teixeira, colaborador do frigorífico, participar da roda foi uma experiência inédita e bastante enriquecedora. “Foi algo muito gratificante, aprendi muito com meus colegas. Fiquei muito feliz por poder participar e aprender com cada fala”, afirma Marco, destacando a importância do diálogo aberto e do aprendizado coletivo. Ele reforça que sai da atividade com uma mensagem de encorajamento e propósito: “Levo para a minha vida o aprendizado e a certeza de que a gente deve falar, deve se posicionar. Foi uma experiência muito boa, que a empresa me proporcionou.”

Na fábrica de ração, José Gonçalves da Silva também avaliou positivamente o encontro. Para ele, o espaço de conversa favorece a troca de ideias e o fortalecimento do respeito mútuo. “Gostei muito da roda. As perguntas e participações foram muito boas. É importante esse tipo de diálogo dentro da empresa, a gente vai aprendendo um com o outro.”, comenta.

Com iniciativas como as Rodas de Conversa, a Pif Paf Visconde do Rio Branco reafirma seu compromisso com a promoção de um futuro mais justo, diverso e acolhedor para todos os seus colaboradores.

Em dezembro, será realizada a última Roda de Conversa do ano com o tema Pessoas com Deficiência.