Sisu 2026 oferece mais de 3,3 mil vagas na UFV, que completa 100 anos de ensino
12 de janeiro de 2026

Universidade Federal de Viçosa participa do Sisu 2026 com 69 cursos presenciais, incluindo cinco novas graduações
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) participa do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 com a oferta de 3.360 vagas em cursos de graduação presenciais. As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 19 a 23 de janeiro de 2026, conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 está prevista para esta sexta-feira, dia 16.
As vagas disponibilizadas pela UFV estão distribuídas em 69 cursos presenciais, entre bacharelados, licenciaturas e cursos superiores de tecnologia. Dentre essas opções, cinco cursos passam a ser oferecidos pela primeira vez a partir de 2026. O início das aulas para os estudantes aprovados está previsto para o mês de março deste ano.
A UFV possui três campi localizados em Minas Gerais, nos municípios de Viçosa, Rio Paranaíba e Florestal. Alguns cursos, como Agronomia, são ofertados nos três campi. Por esse motivo, os candidatos devem observar atentamente a escolha do campus no momento da inscrição no Sisu, uma vez que a opção não poderá ser alterada posteriormente.
Em 2026, a UFV completa 100 anos de atuação no ensino superior. A instituição teve origem na área de Agricultura, em Viçosa, e ao longo das décadas ampliou sua atuação acadêmica. Atualmente, os cursos estão organizados em quatro grandes áreas: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnológicas; e Ciências Humanas, Letras e Artes.
A universidade apresenta resultados expressivos nas avaliações conduzidas pelo MEC. A UFV obteve nota máxima cinco nas três dimensões avaliadas: Credenciamento Institucional, Índice Geral de Cursos (IGC) e Educação a Distância. No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), diversos cursos alcançaram conceitos quatro e cinco, com destaque para graduações do campus Viçosa que figuram entre as cinco melhores do país.
No último IGC divulgado, a UFV alcançou a quinta colocação entre 68 universidades públicas federais avaliadas e a segunda posição em Minas Gerais. Considerando todas as instituições públicas federais, a universidade ficou em sétimo lugar entre 112 avaliadas.
Além do ensino, a UFV mantém uma Unidade de Políticas Inclusivas, que há 10 anos oferece apoio educacional especializado a estudantes com deficiência, transtornos específicos de aprendizagem ou condições médicas que impactem o processo acadêmico. O serviço também orienta docentes e técnicos na organização de recursos pedagógicos e de acessibilidade.
Informações: UFV