Entrega acontece às 18h e marca a modernização do auditório da antiga Estação Ferroviária e do entorno do monumento ao maestro. Obra foi viabilizada via acordo de compensação histórica, com custo reduzido para os cofres públicos.
Um dos principais cartões-postais e centros de efervescência cultural de Viçosa está de cara nova. A Prefeitura inaugura, nesta sexta-feira (27/03/2026), às 18h, as obras de reforma e revitalização do Complexo Cultural da Praça Maestro Hervé Cordovil. O projeto focou na preservação da identidade histórica aliada à modernização técnica e acessibilidade universal.
As Melhorias no Auditório e Prédio da Estação
O auditório da antiga Estação Ferroviária, palco de importantes assembleias e eventos culturais, passou por uma reestruturação profunda:
- Infraestrutura Interna: Troca de todas as cadeiras, reforma do piso, nova instalação elétrica e projeto de iluminação.
- Conforto e Técnica: Implementação de isolamento acústico e acabamento de alto padrão.
- Conservação: Revitalização completa do telhado e pintura geral de todo o edifício.
Urbanismo e Homenagem ao Maestro
O entorno da praça também recebeu intervenções que mudaram a paisagem do Centro:
- Escultura: A estátua do maestro viçosense Hervé Cordovil foi elevada em um novo pedestal, posicionada de frente para a Travessa João Carlos Bello Lisboa e a Rua Benedito Valadares.
- Paisagismo Simbólico: No canteiro em frente ao Banco do Brasil, foram plantados três pés de Manacá, uma referência direta a uma das composições mais célebres do maestro.
- Acessibilidade: Pintura da balaustrada, construção de faixas elevadas para pedestres e urbanização dos canteiros com novos bancos.
Custo Zero: O Modelo de Financiamento
Um dos destaques da obra foi o modelo de gestão do Departamento de Patrimônio Histórico. Segundo a chefe do departamento, Cinthia Fontes Ferraz, a revitalização foi executada como parte de um acordo compensatório firmado entre o Compath (Conselho do Patrimônio Histórico) e empresários que realizaram intervenções em imóveis protegidos sem os trâmites legais. Dessa forma, a cidade recebeu o benefício com o mínimo de investimento público direto.

