Ação criminosa ocorre meses após revitalização do monumento; nova legislação municipal prevê multas pesadas e ressarcimento para quem vandalizar patrimônio público.
Um dos principais cartões-postais da cidade, o Balaústre, no Centro de Viçosa, voltou a ser alvo de vandalismo. Na manhã desta quinta-feira (7 de maio), moradores e comerciantes registraram novas pichações no muro que compõe a parte inferior da estrutura. O ato gera indignação, especialmente por ocorrer em um local que é símbolo da identidade viçosense.
Este não é um episódio isolado. O histórico de pichações no local tem sido recorrente nos últimos meses, desafiando o poder público e a zeladoria urbana:
- Dezembro de 2025: Logo após uma pintura de revitalização, o balaústre foi alvo de pichadores, o que gerou forte indignação popular na época.
- Janeiro de 2026: A Prefeitura de Viçosa chegou a emitir uma nota oficial lamentando os danos ao patrimônio e reforçando a necessidade de conscientização e denúncias por parte da população.
Lei endurece punições contra pichadores
A recorrência desses crimes impulsionou mudanças na legislação municipal. No início de 2026, a Câmara de Vereadores debateu e defendeu projetos de lei que buscam atacar o problema no “bolso” dos infratores.
A nova regulamentação prevê punições rigorosas, incluindo:
- Multas pesadas: Valores que podem variar conforme o dano causado.
- Ressarcimento: O infrator é obrigado a arcar com os custos da nova pintura ou reparo do bem público.
Revitalização Recente
O local havia passado por intervenções recentes de manutenção, financiadas com recursos públicos, visando a preservação da memória histórica da cidade. A pichação desta manhã anula o investimento realizado e reforça o debate sobre a segurança e o monitoramento por câmeras na região central.
Até o momento, nenhum suspeito foi identificado pela Polícia Militar ou Civil. Quem tiver informações sobre o autor do crime pode realizar uma denúncia anônima via 190 (PM).


