segunda-feira, 13 de julho de 2026
Urgente

Pesquisadores de Viçosa identificam nova praga em oliveiras e ampliam monitoramento agrícola

Pesquisadores de Viçosa identificam nova praga em oliveiras e ampliam monitoramento agrícola

Espécie foi encontrada em Camanducaia e estudo aponta impactos na produção de azeitonas e azeites

Pesquisadores de Viçosa descreveram uma nova espécie de percevejo-praga que causa danos em plantações comerciais de oliveiras no município de Camanducaia, em Minas Gerais. O inseto recebeu o nome de Tropidosteptes olivus e foi identificado a partir de ocorrências em áreas de cultivo da região.

De acordo com o estudo, a espécie provoca manchas cloróticas, necrose e outros danos nas folhas das oliveiras. A identificação permite o reconhecimento formal da praga e contribui para o acompanhamento de sua presença nas áreas agrícolas. O registro também amplia o conhecimento sobre os impactos na produção de azeitonas e azeites no país.

O trabalho foi realizado pelos pesquisadores Luciano Santana Fiuza Ferreira e Paulo Sergio Fiuza Ferreira, ambos de Viçosa, em parceria com Thomas J. Henry, do Museu Nacional de História Natural da Smithsonian Institution, nos Estados Unidos. O estudo foi publicado na revista científica internacional Zootaxa.

A identificação da espécie permite que produtores, pesquisadores e instituições agrícolas acompanhem a distribuição do inseto, estudem seus hábitos e avaliem possíveis medidas de controle. O reconhecimento também contribui para o desenvolvimento de estratégias voltadas à proteção das lavouras.

Segundo os pesquisadores, conhecer a identidade da espécie é necessário para o monitoramento e enfrentamento da praga. A pesquisa taxonômica permite diferenciar espécies e orientar ações no campo.

A publicação ocorre no período de criação do Instituto Miridae Brasil, sediado em Viçosa. A instituição foi criada para desenvolver estudos sobre insetos, com foco em taxonomia, biodiversidade, identificação e monitoramento de espécies. O Instituto também prevê a realização de cursos, ações de divulgação científica e formação de pesquisadores, além de parcerias com instituições nacionais e internacionais.

A descoberta da espécie Tropidosteptes olivus integra o conjunto de pesquisas que buscam gerar informações para o setor agrícola e apoiar o acompanhamento de pragas em diferentes regiões do país.