segunda-feira, 17 de agosto de 2026
Urgente

Professor da UFV recebe Prêmio Jabuti Acadêmico por livro sobre antocianinas

Professor da UFV recebe Prêmio Jabuti Acadêmico por livro sobre antocianinas

Paulo Cesar Stringheta venceu na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição; outros dois trabalhos da UFV ficaram entre os semifinalistas

O professor e pesquisador Paulo Cesar Stringheta, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), recebeu o Prêmio Jabuti Acadêmico 2026 na categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. A premiação foi concedida pelo livro Antocianinas: explorando cores, reações químicas, estabilidade, extração, biodisponibilidade e benefícios à saúde. A cerimônia ocorreu em 11 de agosto, em São Paulo.

Stringheta foi o único pesquisador de Minas Gerais a conquistar a premiação nesta edição. Ele também é o primeiro professor da UFV a receber o Prêmio Jabuti Acadêmico desde a criação da categoria.

O Prêmio Jabuti Acadêmico é uma modalidade do Prêmio Jabuti voltada para livros acadêmicos, científicos, técnicos e didáticos. A iniciativa foi criada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), com apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Atualmente, a premiação possui 26 categorias.

O livro premiado aborda as antocianinas, pigmentos vegetais naturais pertencentes à família dos flavonoides. Essas substâncias estão relacionadas às cores vermelha, roxa e azul encontradas em alimentos como berinjela, uva, repolho roxo, morango e ameixa.

A publicação também trata da estabilidade desses compostos e de métodos de extração. As antocianinas são sensíveis a fatores como calor e oxigenação, que podem afetar suas propriedades. A obra reúne métodos industriais de extração, técnicas para obtenção de corantes e estratégias relacionadas ao aproveitamento dos antioxidantes pelo organismo.

O trabalho reúne quase 500 páginas e foi publicado pela Editora Appris. Segundo Stringheta, mais da metade das cerca de 170 teses e dissertações orientadas por ele trata das antocianinas e de temas relacionados.

O professor afirma que o conteúdo reúne pesquisas iniciadas durante seu doutorado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e desenvolvidas ao longo de sua carreira na UFV. A obra também presta homenagem ao seu orientador de doutorado, Paulo Anna Bobbio (1926-2001), que participou dos estudos sobre pigmentos naturais no país.

Além do livro premiado, outros dois trabalhos ligados à UFV ficaram entre os semifinalistas do Jabuti Acadêmico 2026. Um deles foi o e-book Educação Alimentar e Nutricional: Jogos Didáticos para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), produzido por pesquisadores do Departamento de Nutrição e Saúde.

A publicação ficou entre as dez semifinalistas da categoria Ciência de Alimentos e Nutrição. O material apresenta jogos didáticos voltados à educação alimentar e nutricional de crianças com TEA. O conteúdo é destinado a profissionais e estudantes de Nutrição, familiares, cuidadores e demais interessados.

O segundo trabalho foi o livro Fitoterapia: da ancestralidade à atualidade científica, do professor João Paulo Viana Leite, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFV. A obra ficou entre os semifinalistas da categoria Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social.

O livro aborda a evolução da fitoterapia e reúne conhecimentos tradicionais e evidências científicas sobre o uso de plantas medicinais. A publicação foi produzida pela Editora UFV e é voltada a estudantes, pesquisadores e profissionais da área da saúde.

Nesta edição, o Prêmio Jabuti Acadêmico recebeu mais de 2.900 inscrições de obras produzidas por universidades e institutos de pesquisa de todo o país.

Informações: UFV