Bailarinos de Viçosa conquistaram quatro primeiros lugares e duas segundas colocações em diferentes categorias do concurso
A Escola Núcleo de Arte e Dança, de Viçosa, conquistou seis prêmios no Concurso AMADANÇA, realizado na última semana, em São João del-Rei. Os bailarinos participaram de diferentes categorias e estilos, com quatro primeiros lugares e duas segundas colocações.
A gerente geral e professora da escola, Kátia Vitalino, acompanhou os jovens durante a competição. Segundo ela, a participação permitiu aos bailarinos conhecer um palco diferente daquele em que estão acostumados a se apresentar.
Kátia também destacou a preparação dos alunos para o concurso e afirmou que eles participaram com o objetivo de aproveitar a experiência e apresentar seus trabalhos.
Premiações em conjunto
Na categoria Estilo Livre Infantil, a coreografia Loucos por Bananas, de Lidiane Jacinto, conquistou o primeiro lugar. A apresentação contou com um trio formado por bailarinos de 10 anos.
A coreografia Chapeleiros Malucos também ficou em primeiro lugar, na categoria Grupo Clássico Livre Infantil. A apresentação reuniu bailarinos de 8 a 10 anos e teve criação de Lidiane Jacinto, com assistência de Maria Luísa de Faria.
Outro primeiro lugar foi conquistado pela coreografia Tarantela, apresentada na categoria Conjunto Clássico Livre Infantil. A apresentação contou com bailarinas de 8 a 10 anos e teve coreografia de Kátia Vitalino.
Premiações individuais
No Solo Clássico Livre Infantil, Kaleb de Paula Barros Rodrigues, de 10 anos, conquistou o primeiro lugar com a apresentação O Flautista, coreografada por Lidiane Jacinto. O bailarino também foi indicado como revelação masculina da competição.
Entre as apresentações individuais, Luiza Botelho Jacoby, de 9 anos, conquistou o segundo lugar no Solo Dança Contemporânea Infantil com a coreografia Desenhando o Mundo.
Na categoria Solo Estilo Livre Infantil, Olivia Aramuni Acêdo ficou em segundo lugar com a apresentação Ohana. As duas bailarinas são alunas do professor Cleison Lana.
Para Kátia Vitalino, os resultados estão relacionados ao trabalho realizado durante ensaios e à participação dos alunos nas atividades da escola.
Contato com profissionais da dança
Além das apresentações e premiações, a participação no AMADANÇA possibilitou aos alunos contato com profissionais da área. Durante o evento, a bailarina Maria Sofia Rodrigues Martins de Freitas foi convidada pelo professor de ballet clássico Fernando Bersot para participar das aulas de um workshop ministrado por ele.
De acordo com a Escola Núcleo de Arte e Dança, a participação no concurso também integra o trabalho desenvolvido pela instituição há 45 anos em Viçosa, voltado à formação artística e cidadã.
Kátia Vitalino afirmou que a experiência em concursos envolve, além das apresentações e premiações, atividades relacionadas ao aprendizado, à convivência e ao desenvolvimento dos alunos.

