Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Banco de Leite de Viçosa precisa de doações para manter estoque
4 de setembro de 2019

'}}

O Banco de Leite Humano de Viçosa precisa de doações de leite materno. De acordo com a nutricionista e coordenadora da instituição, Rafaela Fonseca, dos 60 litros necessários para o funcionamento em condições normais, em média estão chegando 20 litros ao estoque.

Ainda que não se tenha conhecimento pela baixa nas doações pode ser, a equipe de profissionais seguem com uma campanha de conscientização que possa reforçar a importância do trabalho realizado diariamente pela instituição.

De acordo com o Ministério da Saúde, um litro de leite materno pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia, protegendo-as de diversas enfermidades que poderiam ser fatais. Geralmente, o leite é recebido por bebês prematuros internados, com baixo peso ou patologias e que não podem ser alimentados pelas mães.

Em Viçosa, as mulheres interessadas em doar podem comparecer todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7h às 11h e das 13h às 19h, à sede do Banco de Leite, que funciona no Hospital São Sebastião, na Rua Tenente Kummel, n.º 36, área central de Viçosa. .

A coleta também pode ser feita em casa, mediante agendamento pelo telefone (31) 3899-8350. Caso a doadora opte por fazer a coleta domiciliar, ela recebe em sua casa, toda semana, um kit com materiais esterilizados (pote vidro para armazenamento, máscara, touca e etiqueta) para retirar e armazenar o leite. Uma vez por semana o Banco de Leite busca o material e deixa outro kit.

Como doar

As mães que quiserem doar leite humano, além de estarem saudáveis, precisam cumprir alguns critérios. É necessário ter secreção láctica excedente a amamentação da criança.

É preciso que os exames médicos estejam negativos para doenças como HIV, sífilis e hepatite. No caso da hepatite, quem já contraiu a doença não pode doar.

As exigências do Banco de Leite Humano são:

  • estar amamentando ou retirando leite para o próprio filho;
  • apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite;
  • não fumar;
  • não usar medicamentos incompatíveis com a amamentação;
  • não usar álcool ou drogas ilícitas;
  • realizar exames (hemograma completo, VDRL, anti-HIV e demais sorologias usualmente realizadas durante o pré-natal) quando o cartão de pré-natal não estiver disponível ou quando não tiver realizado o pré-natal;
  • outros exames podem ser realizados conforme perfil epidemiológico local ou necessidade individual da doadora.

Fonte: G1.