Acontece nesta sexta-feira 13 às 18 horas na Câmara Municipal uma mesa redonda e um ato cultural em comemoração do Dia da Abolição da Escravatura. O evento denominado "Viçosa na Estrada Pela Cidadania" discutirá a situação dos negros em Viçosa, no Brasil e os caminhos em busca da promoção da igualdade racial.
Para discutir a história da presença e da vinda dos negros para a região de Viçosa, foi convidado o historiador e professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), José do Carmo Araújo, que também é presidente do Instituto ReAfrica de Memória do Negro e do Índio.
Também participará do debate Juvenal Araújo, que é presidente da ONG mineira Atitude Afirmativa, cujo foco é luta contra o racismo. Ele vai dirigir a mesa de debates sobre os avanços e as políticas públicas para a promoção da igualdade racial no Brasil.
Logo depois, a partir das 20 horas, haverá um ato cultural na Praça Silviano Brandão, com apresentações artísticas que matrizes africanas, como o grupo de congado de Airões - Distrito de Paula Cândido; grupo Perifonia; Grupo Só Samba e apresentação de Hip-Hop.