Semana Nacional do Trânsito marca cidade com campanhas de conscientização
28 de setembro de 2016

Entre os dias 18 e 25 deste mês, o país promoveu a Semana Nacional do Trânsito. Prevista pela Lei nº 9503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro, em Viçosa não foi diferente. Com o tema “Década Mundial de Ações para a Segurança no trânsito – 2011/2020: Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”, o Departamento de Trânsito, órgão vinculado a Secretaria de Governo, realizou uma série de ações de cunho educativo e conscientizador.

 Durante toda a semana, escolas, vias e estacionamentos da cidade receberam a equipe do Departamento de Trânsito formada por agentes de trânsito e liderados pela educadora e psicóloga do trânsito Juliana Ladeira - lembrando aos motoristas, motociclistas e pedestres que ações de cunho individual impactam diretamente a segurança de todos, no trânsito.
Uma dessas ações foram uma série de blitz educativas na Avenida Marechal Castelo Branco e na Rua Benedito Valadares, em que motoristas e motociclista eram parados e, após receber um panfleto e ouvir sobre a Semana, eram convidados a aderir a campanha e colar o adesivo no carro. Além disso, o Programa de Educação para o Trânsito (PETRA), que trabalha com crianças de diversas escolas, de forma lúdica, o dever pedestres, motoristas e passageiros, tiveram suas atividades intensificadas para a Semana Nacional do Trânsito.
dsc_0039
Outra ação planejada pelo departamento, que chamou a atenção de quem circulava pela Rua Sebastião Lopes de Carvalho, foi uma intervenção que bloqueou algumas da vagas de estacionamento da Praça Hervé Cordovil, em frente a antiga estação ferroviária, na última sexta-feira (23). As vagas, próximas a uma reservada para motoristas com necessidades especiais, receberam cadeiras de rodas com algumas das "desculpas" geralmente dadas por motoristas para justificar o estacionamento em lugar proibido. Como por exemplo, "não demoro", "só vou ali", entre outras.
Segundo a chefe da Divisão de Educação no Trânsito, Juliana Ladeira, estacionamento em local proibido representam o maior motivo de reclamações recebidas pelo Detra e por esse motivo foi feita essa intervenção.

publicidade

publicidade

publicidade