DEPARTAMENTO DE PARQUES E JARDINS DE VIÇOSA ANUNCIA QUE ESTÁ CUIDADO DAS ÁRVORES E PRAÇAS DA CIDADE
8 de fevereiro de 2017

Com o intuito de deixar a cidade mais verde e com o ar menos poluído a Prefeitura de Viçosa através  do Departamento de Parques e Jardins está fazendo a manutenção das praças e áreas verdes da cidade com podas das arvores e plantio de novas mudas de novas plantas, principalmente

Raiz das árvores cortadas na Gomes Barbosa em março de 2016.

floríferas.

De acordo com o Secretário de Agropecuária do município, Marcos Roberto Fialho, a arborização urbana bem condicionada e com plantio de espécies propícias para aquele fim proporciona um resultado positivo para a população, além do efeito visual de beleza proporcionado pelas flores. Como exemplo, Marcos citou a Rua Gomes Barbosa, que no mês de março de 2016 teve  mais 80 arvores que estavam plantadas há anos no local foram totalmente cortadas por homens da Prefeitura Municipal.

Na época nossa equipe de reportagem procurou a Prefeitura atrás de explicações do corte das árvores e o executivo municipal informou através da assessoria de imprensa, que o corte havia sido autorizado pelo Instituto Estadual de Florestas e comunicado a Polícia Militar de Meio Ambiente da cidade. E que foi feito estudo de todas as árvores daquela rua e que resultou em um laudo técnico que identificou instabilidade nos troncos da maioria das árvores, com exceção das quaresmeiras.

Árvores podadas esta semana na Rua Pe. Serafim. Foto: Assessoria de Imprensa da PMV

O atual secretário de agropecuária que naquela época comanda a mesma pasta , explicou que o objetivo da ação é prevenir possíveis acidentes, já que o laudo mostrou que as árvores apresentam risco de tombamento. Marcos ressaltou, porém, que o replantio será providenciado assim que concluído o trabalho de corte. Ele ainda havia dito que seriam plantadas mais árvores do que a quantidade retirada, que ao todo seriam 95 novas árvores floríferas de espécies variadas e adequadas para o ambiente urbano, cujas raízes não danificam a calçada e a copa é de fácil manutenção. Cada muda será protegida por um gradil de metal para evitar danificações.

Novas Podas

O Departamento de Parque e Jardins também promoveu a poda de árvores do canteiro central da Rua Padre Serafim, no trecho entre a Avenida Santa Rita e a Rua Gomes Barbosa. O objetivo foi o de destruir todas as ervas daninhas que proliferavam naquelas árvores, prejudicando o seu desenvolvimento.

Marcos Fialho informou também que, após a arborização na área central, o trabalho será estendido a todos os bairros e distritos do Município. Ele falou, ainda, que neste processo, é muito importante a participação da comunidade, com cada morador observando a árvore defronte à residência, para evitar ação de vandalismo,como quebra das mudas ou dos cercadinhos que as protegem.

 

publicidade

publicidade

publicidade