ASPUV REALIZA SEMINÁRIOS GRATUITOS SOBRE CARREIRA DOCENTE E ASSÉDIO
15 de outubro de 2018

Neste mês de outubro, a Aspuv está preparando dois seminários. O primeiro, sobre assédios moral e sexual, será no dia 17 (quarta-feira), às 15h, no auditório do Departamento de Economia Rural. A atividade segue o calendário de mobilizações do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), que definiu a data como um dia de lutas contra esses tipos de violência. Já o segundo, que tratará sobre a carreira docente em alusão ao Dia dos/as Professores/as, está marcado para o dia 24 (quarta), às 15h, no auditório do Prédio das Licenciaturas.

Os dois eventos contam com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), serão lançados junto ao Registro de Atividades de Extensão (Raex) e abertos a todo o público.

Confira abaixo mais sobre as atividades:

Seminários sobre assédios moral e sexual:

O seminário contará com três painéis, duas apresentações culturais e um tempo destinado a perguntas do público. O cronograma será o seguinte:

15h – atividade cultural e mesa de abertura;

15h30 – painel 1 Assédio Moral: Realidade e Perspectivas Jurídicas – palestrante Marinês Alchieri advogada;

16h10 – painel 2 Assédio Sexual: Diagnóstico e Combate – palestrante a confirmar;

16h50 – painel 3 A UFV no combate aos assédios moral e sexual – Carmen Lúcia Gomide Costa (Divisão Psicossocial) e Israel Rosa da Silva (Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários);

17h30 – debate com o público;

18h30 – apresentação da cantora Beatriz Dias.

Seminário sobre carreira docente:

Os convidados para o debate são o presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN), Antonio Gonçalves, e o cientista político e diretor do Instituto Cultiva, Rudá Ricci. A mediação será feita pela presidenta da Aspuv, Junia Marise Matos Sousa.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Antonio Gonçalves é presidente do Andes-SN gestão 2018-2020 e ex-presidente da Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma-Seção Sindical). Formado em medicina, possui mestrado em Cirurgia Experimental e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental.

Rudá Ricci é sociólogo, mestre e doutor em Ciências Sociais. Diretor do Instituto Cultiva, que se dedica à implantação e estudos na área educacional; começou sua trajetória na área como membro da equipe de Paulo Freire. Desde então, atuou como consultor em secretarias de educação, programas do setor e sindicatos. Foi condecorado com a Medalha Grande Mérito Educacional de Minas Gerais.

Seminário sobre assédios moral e sexual:

17 de outubro (quarta-feira), 15h – auditório do Departamento de Economia Rural

Seminário sobre carreira docente:

24 de outubro (quarta-feira), 15h – Auditório do Prédio das Licenciaturas (edifício ao lado da capela da UFV)

Fonte: Comunicação Aspuv.

publicidade

publicidade

publicidade