SEGUNDO PESQUISA XP, RÁDIO É A MÍDIA MAIS CONFIÁVEL DOS BRASILEIROS
19 de março de 2019

A pesquisa XP Março 2019 ) em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (“Ipespe”) perguntou aos entrevistados: "na sua opinião, as informações e noticias veiculadas nesses meios que vou ler são, na sua maioria, verdadeiras ou são falsas? ". Foram feitas 1.000 entrevistas nos dias 11, 12 e 13 de março, tendo como margem de erro 3,2 pontos percentuais. Contudo, o que chama a atenção é que em todos os patamares, o rádio aparece como sendo a mídia mais confiável para os brasileiros.

FAKENEWS

Rádio, televisão e jornal impresso são as três mídias em que os entrevistados mais acreditam ter contato
com informações verdadeiras – para 64%, 61% e 61%, respectivamente, a maioria das notícias e informações
veiculadas nesses meios são verdadeiras.

Na outra ponta estão Facebook, WhatsApp, Twitter e Instagram. Nesses meios, varia de 11% a 17% a fatia da
população que acredita que a maior parte das informações ou notícias veiculadas são verdadeiras.

Dados

Um dos pontos levantados na pesquisa é a veracidade das informações, evidenciando, como acontecia a percepção no tempo através da classificação das noticias como verdadeiras ou falsas.

O Rádio apresentou um percentual de percepção de média de 69% - 64%, enquanto a Televisão foi de 66% - 61%, o Jornal Impresso 67% - 61%, os Portais de Notícias da Internet 38% - 32%, os Blogs e Sites de Notícias 36% - 28%, o Instagram 17%, o Twitter 16%, o Whatsapp 12% e o Facebook 14% - 11%.

Já nas notícias falsas em percepção ao logo do tempo podemos observar a ordem praticamente inversa ao que temos em relação as notícias verdadeiras. Sendo o Whatsapp 72%, o Facebook 66% - 70%, o Instagram 54% - 55%, Twitter 50% - 52%, Blogs e Sites de Notícias 45% - 52%, Portais de Notícias na Internet 46% - 50%, Televisão 23% - 28%, Jornal Impresso 19% - 24% e o Rádio, sendo a mídia mais confiável pelos brasileiros, um porcentagem de somente 16% - 19%.

Outro ponto levantado é a percepção sobre a veracidade das informações. O Rádio é indicado como a mídia com mais notícias verdadeiras, chegando a um total de 64%. Mídias da internet como as redes sociais, apresentaram os índices de menor percepção de veracidade, chegando a 72% de notícias falsas, por exemplo, no Whatsapp.

publicidade

publicidade

publicidade