MORRE AOS 81 ANOS, O EMPRESÁRIO JOSÉ BERNARDES SANTANA
21 de junho de 2019

Um dos mais antigos empresários de Viçosa: Sr. José Bernardes Santana, mais conhecido como Sr. Filhinho, com 81 anos, faleceu hoje (21).

Nascido em Porto Firme, José Bernardes Santana veio para Viçosa em 1960, onde seguindo os caminhos da família que possuía um comércio em Belo Horizonte, comprou uma loja de calçados em Viçosa.

Em 1968, Sr. Filhinho também se destacou, ao assumir a presidência da Associação Comercial de Viçosa.

O Grupo Mundial, pertencente a família de José Bernardes Santana, possui empresas no ramo de roupas, calçados, hotéis e materiais de construção.

No ano de 2000, as  empresas foram repartidas entre os familiares e hoje, as empresas são administradas pelos filhos de José Bernardes Santana.

Contudo, ele continuou coordenando o cultivo de café em na Fazenda Pedra Redonda, em Araponga.

Gerando mais de 80 a 120 empregos diretos na época da colheita, o café tem rendido prêmios, como o 1º lugar no Illy Café, uma das premiações mais expressivas do setor, uma nota importante, de 87,61, no 4º Concurso de Qualidade da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), além de exportar, principalmente para o Japão.

Além dos negócios, partindo da vontade em ajudar os mais necessitados, nasceu na década de 1960 a  S.O.S.

José Bernardes Santana iniciou o projeto com doações de cestas básicas e atualmente, a S.O.S possui uma sede própria, onde funciona uma creche, que beneficia 120 crianças de um ano e meio a quatro anos.

Na rotina, elas brincam no parquinho, dormem, tomam banho e recebem quatro refeições reforçadas.

A instituição é gerida por voluntário na parte administrativa, além de vários funcionários. Depois as crianças são encaminhados para as escolas públicas.

Sr. Filhinho reforçou seu desejo em ver a S.O.S crescer e deixar um legado para Viçosa.

No ramo empresarial e social, José Bernardes Santana marcou a história e desenvolvimento da cidade.

O velório será na capela mortuária do Hospital São João Batista em Viçosa e o sepultamento às 16h30 de hoje (21).

publicidade

publicidade

publicidade