Educação

PROFESSORES E AUXILIARES MUNICIPAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TERÃO ESPECIALIZAÇÃO

Será oferecida uma especialização em Educação Infantil para todos os professores efetivos e contratados e para os auxiliares da Rede Municipal de Ensino. A qualificação, que será gratuita, vai ser ofertada por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação, a Prefeitura de Viçosa e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

O “Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: práticas, propostas pedagógicas e identidade docente” vai ser dividido e em teoria e prática, sendo que as aulas serão presenciais. O curso é facultado à todos os professores e auxiliares da educação infantil na ativa. A classe será somente durante um dia da semana, à noite, com atividades aos sábados eventualmente.

Os horários favorecem os profissionais que desejarem se especializar e melhorar o currículo, por ser semanal e fora do horário de trabalho. Segundo Ana Carolina, coordenadora pedagógica da Educação Infantil, a formação visa aperfeiçoar o atendimento de Educação Infantil do Município, no sentido de promover a melhoria da qualidade de atendimento às crianças por meio da formação continuada dos profissionais desse nível de ensino.

Equipe multidisciplinar para uma formação completa e humanizada

A especialização será ministrada por uma equipe multidisciplinar composta por professores, técnicos e alunos do curso de Educação Infantil da UFV e uma equipe da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do grupo de pesquisas Linguagens, Infâncias Cultura e Desenvolvimento Humano – LICEDH/UFJF. Colaboradores dos cursos de Medicina e Enfermagem da UFV também estarão envolvidos na formação dos professores.

A previsão é que o curso comece em outubro desde ano e termine em dezembro de 2020. Ao final, os participantes receberão o certificado de Especialização em Educação Infantil pela UFV.

A demanda para a formação surgiu a partir do departamento de Educação Infantil em conjunto com as próprias professoras, auxiliares de Educação Infantil e gestão das escolas.

Duração do Curso

A implementação da proposta está organizada em 4 etapas totalizando 17 meses de execução do projeto, organizadas da seguinte maneira:

– 1ª etapa: Realização de um Fórum com os profissionais da Educação Infantil do município buscando dialogar sobre a proposta e as temáticas que farão parte das atividades do Curso de Aperfeiçoamento, apresentação do cronograma de atividades e efetivação da matrícula dos interessados.

– 2ª etapa: Roda de conversa com os diretores e supervisores das Unidades Escolares que possuem participantes no Curso; Secretária de Educação do Município; Chefe de Departamento e Coordenadora da Educação Infantil da SME/Viçosa-MG e Prefeito de Municipal de Viçosa objetivando apresentar os encaminhamentos do Fórum e o delineamento do Curso de Aperfeiçoamento.

– 3ª etapa: Implementação do Curso de Aperfeiçoamento na área de Educação Infantil, intitulado – Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil: práticas, propostas pedagógicas e identidade docente, organizado da seguinte forma:

– 166 horas de aulas presenciais (teórico-práticas e oficinas);

– 20 horas de prática orientada.

– As aulas presenciais e as práticas orientadas serão realizadas concomitantemente. Desta forma, cada participante terá uma carga horária de Curso de 186 horas.

– A proposição de carga horária da prática orientada foi calculada com base considerando 92 turmas de Educação Infantil (30 turmas de Creche e 62 turmas de 1º e 2º períodos) existente no Município de Viçosa, totalizando 1840 horas de práticas orientadas nas escolas de atuação dos profissionais participantes.

– O projeto totaliza carga horária de 2.006 horas de atividades de formação.

– 4ª etapa: Organização e realização de uma Mostra sobre os trabalhos produzidos pelos participantes do Curso; certificação e encerramento do Curso.

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