Laboratórios da UFV afetados por temporal passam por replanejamento
5 de novembro de 2019

Quase duas semanas após o temporal que atingiu a Universidade Federal de Viçosa (UFV), os laboratórios afetados na instituição passam por um replanejamento. Pesquisadores analisam os efeitos sobre os experimentos de mestrado e doutorado. No dia 29 de outubro, as atividades escolares voltaram ao normal.

Segundo a assessoria, alguns projetos da Engenharia Ambiental, como o Laboratório "Viveiro Florestal", foi atingido pela chuva, e estudantes perderam mudas e experimentos realizados no local. O laboratório tem capacidade aproximada para a produção de 80 mil mudas de espécies florestais nativas ou 300 mil mudas de espécies comerciais como eucalipto e pinus.

Já no laboratório reservado para o Curso de Mecânica, alguns computadores foram recuperados pelos técnicos, após serem atingidos pela água.

Após os estragos, o Ministério da Educação (MEC) liberou R$ 5 milhões para o conserto dos prédios, equipamentos e laboratórios de pesquisa. Nesta segunda-feira (4), a assessoria também informou que um relatório foi enviado para o Governo Federal, que servirá como prestação de contas da UFV junto ao MEC.

Estragos

Quase 200 árvores caíram, algumas delas foram arrancadas pela raiz. Postes de iluminação também foram derrubados pela força do vento, houve interrupção de energia e suspensão do serviço de internet no campus.

Houve mutirão em Viçosa para limpar o local. Tratores fizeram o transporte de galhos e troncos das árvores. Estudantes se juntaram aos funcionários e pesquisadores para ajudar nos trabalhos.

A administração da UFV convocou todos os funcionários para vistoriar as salas e avaliar o que foi afetado.

O Bernardão, um dos prédios mais antigos da Universidade, ficou alagado. Além disso, móveis e equipamentos ficaram molhados, além de infiltrações encontradas no teto e nas paredes.

Conforme o reitor da UFV, Demetrius David da Silva, equipamentos caros foram danificados e cobertos por lonas. "Quase todas as pesquisas do campus foram afetadas. Danos irreparáveis. Um laboratório da Engenharia Ambiental com pesquisas antigas foi tomado pela água", informou.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade