TJMG supera 1,7 milhão de atos processuais em trabalho remoto
6 de abril de 2020

Os números apresentados pelo Judiciário mineiro diante de um cenário mundial marcado pelo combate à pandemia do novo coronavírus se superam a cada balanço finalizado. Confirma-se o acerto na opção pelo seu funcionamento via trabalho remoto, com o atendimento presencial apenas em esquema de plantão e para medidas emergenciais. Os números de atendimentos se superam a cada amostragem.

De 19 de março a 3 abril, a Primeira Instância na Justiça estadual mineira realizou 1.750.031 atos processuais executados por juízes e servidores. Mais de 770 mil somente em uma semana se os números forem comparados com o balanço anteriormente divulgado (19 a 30 de março - 973.468 atos processuais).

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, Lívia Borba, avalia que os excelentes números alcançados demonstram comprometimento de magistrados e servidores na entrega ágil da prestação jurisdicional neste momento de pandemia.

Ela ressalta que a Corregedoria-Geral de Justiça tem se empenhado para que os sistemas judiciais funcionem da melhor forma possível para que a Justiça não pare.

No período acompanhado, foram assinados 194.447 despachos, 59.242 decisões proferidas e 50.334 julgamentos realizados.

Foram distribuídas 47.951 ações, baixados 53.354 processos e realizadas 2.092 audiências.

Outro destaque diz respeito aos índices de baixa e julgamento. Os números levantados apontam que houve 11% a mais de processos baixados se comparados aos distribuídos. E 5% a mais de julgados, se confrontados os atuais números com aqueles que deram entrada na Primeira Instância.

Comprometimento e modernização

Presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais: "Estávamos bem preparados para dar respostas positivas"

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, avalia esses números com um sentimento de orgulho, bem como de gratidão aos magistrados e servidores da Casa, pela demonstração que todos têm dado de compromisso com a sociedade mineira neste momento crucial.

Na sua análise, os excelentes índices de produtividade já alcançados podem ser associados a outro aspecto: a modernização do Poder Judiciário mineiro. "Estávamos bem preparados para dar respostas positivas", afirma.

O presidente avalia que o cenário tem sido um teste importante, representando um desafio para todos, nos mais diversos campos de atuação. "Nós nos vimos obrigados a adotar medidas em curto espaço de tempo e diante de um acontecimento histórico inteiramente inesperado e desconhecido", declara o desembargador.

Expansão do PJe

A expansão do PJe em tempo recorde para todas as comarcas e os investimentos em inovação de sistemas em vários setores do Judiciário possibilitam agora enfrentar crise

Entre os movimentos de sua gestão, que ele reconhece como tendo sido imprescindíveis para que o TJMG, neste momento, possa realizar o trabalho remoto, ele cita a expansão do Processo Judicial eletrônico (PJe) para todas as 297 comarcas mineiras, em tempo recorde.

"Além disso, fizemos investimentos inovadores em diversos sistemas, dos mais simples aos mais sofisticados, todos eles capazes de eliminar papéis e possibilitar a prestação jurisdicional com maior rapidez", observa. Entre eles, os alvarás eletrônicos, a identificação facial de apenados em regime aberto e a estenografia eletrônica.

Em relação às quebras de paradigmas que vão ocorrendo, provocadas ou aceleradas pelo novo coronavírus, o presidente Nelson Missias reconhece nelas um movimento sem volta, em vários aspectos. "Não tenho dúvida de que o trabalho remoto será utilizado de forma muito mais ampla a partir de agora, pois a experiência forçada tem sido bem-sucedida", afirma.

publicidade

publicidade

publicidade