Laboratórios da UFV recebem certificado da Funed pela qualidade dos testes de detecção do novo coronavírus
27 de abril de 2020

O Laboratório de Vírus e o Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus, ambos do campus Viçosa da UFV, receberam certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Eles estão entre os seis da Universidade credenciados pela Funed para a realização de testes de detecção do novo coronavírus. Se o credenciamento já sinalizava a competência estrutural e das equipes atuantes nos laboratórios, o certificado é a confirmação do excelente trabalho realizado.

Para a emissão desses certificados, a Funed encaminha aos laboratórios amostras com resultados detectáveis (positivos) e não detectáveis (negativos) para o novo coronavírus (SARS-CoV-2) por método molecular real time RT-PCR. Já conhecedora dos resultados, a Fundação aguarda o retorno das análises dos laboratórios para avaliação de concordância. No caso das amostras analisadas pela UFV, elas tiveram 100% de concordância com os resultados obtidos não apenas pela Funed, mas também pelo Serviço de Virologia e Riquetsioses da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças, pelo Instituto Octávio Magalhães e pelo Laboratório de Saúde Pública de Minas Gerais.

Os professores Francisco Murilo Zerbini (Departamento de Fitopatologia) e Poliane Alfenas Zerbini (Departamento de Microbiologia), coordenadores do Laboratório de Ecologia e Evolução de Vírus e do Laboratório de Vírus, respectivamente, destacam a satisfação com a conquista do certificado. Eles contam que, embora não tivessem dúvidas sobre a competência dos laboratórios e de suas equipes técnicas para a realização dos testes, ser validado por instituições de referência é um reconhecimento importante.

Por enquanto os certificados foram emitidos somente aos laboratórios coordenados pelos professores Francisco e Poliane pelo fato de que apenas eles iniciaram a realização dos testes. Ao longo da próxima semana, contudo, a testagem começará a acontecer também no Laboratório de Imunobiológicos e Virologia Animal (Departamento de Veterinária), no Laboratório de Biotecnologia Animal (Departamento de Zootecnia) e no Laboratório de Genética Ecológica e Evolutiva do campus Rio Paranaíba. Tão logo tenham início, os resultados serão encaminhados para a análise da Funed para emissão de novos certificados.

publicidade

publicidade

publicidade