Protocolo orienta retorno das escolas estaduais
2 de outubro de 2020

Governo de Minas apresentou, nesta quinta-feira (1/10), as estratégias de retomada das atividades presenciais nas escolas da rede pública do estado, no contexto da pandemia da covid-19.

O anúncio foi feito em coletiva na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, pelo secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral. Ele reforçou que a adoção de medidas de prevenção e controle é recomendada aos profissionais, aos responsáveis pelos alunos e aos estudantes para que o retorno ocorra em um ambiente seguro.

“Recomendo que a população leia o protocolo, uma vez que a retomada das atividades presenciais nas escolas envolve toda a sociedade. O documento busca contemplar todos os parâmetros, bem como os diferentes ambientes da atividade escolar”, afirmou.

O protocolo segue orientação do Ministério da Saúde (MS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e seu cumprimento será obrigatório em todas as unidades escolares da rede pública.

Para acessar o protocolo completo clique aqui (arquivo em formato PDF).

Educação

Também na coletiva, a secretária de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), Julia Sant'anna, falou sobre as condições para o retorno às atividades presenciais nas escolas do estado e destacou que nenhum aluno será obrigado a aderir ao retorno presencial.

“Como apenas as escolas localizadas em municípios da onda verde do Minas Consciente estão autorizadas a retomar as atividades presenciais, é indispensável que haja um diálogo com os prefeitos para que se tenha uma consonância com o município. Vale destacar também que nós seguiremos com a execução do modelo remoto de atividades. Assim, a decisão de enviar os alunos para as escolas ou não segue como um direito e escolha dos pais/ responsáveis”.

Cronograma

De acordo com o cronograma apresentado pela SEE-MG, a reabertura das escolas poderá ocorrer a partir da segunda-feira, 5/10. “O período que compreende esta semana será destinado ao planejamento das atividades e ao acolhimento dos funcionários junto ao diretor”, explicou Julia Sant'anna.

Antes do retorno presencial dos estudantes, será aplicado em todas as escolas estaduais um checklist do protocolo sanitário, para reforçar a segurança de servidores, alunos e comunidades escolares.

“Até o dia 9/10, as Superintendências Regionais de Ensino terão 100% de um checklist assinado por cada um dos diretores da rede e validado pelos inspetores escolares do estado. Esse procedimento tem objetivo de verificar questões como a disponibilidade de álcool, sabonete líquido e máscaras, bem como a organização da escala de estudantes, considerando os parâmetros de distanciamento”, pontuou a secretária.

Ainda de acordo com Julia Sant'anna, outros pontos estão detalhados no checklist elaborado pela SEE-MG para que todos os diretores da rede pública tenham condições de garantir a execução das definições apresentadas no protocolo sanitário.

Ensino médio

No dia 19/10, instituições que oferecem o 3º ano do ensino médio, localizadas em municípios inseridos na onda verde do plano Minas Consciente, poderão retornar às atividades presenciais.

“Entendemos que esse grupo é uma prioridade devido à proximidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”, completa Julia Sant'anna.

Já o término do ano escolar será em 30 de janeiro, com período de férias previsto para fevereiro. O ano letivo referente a 2021 terá início no mês de março.

Minas Consciente

Ainda durante a coletiva, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio, apresentou as atualizações do Minas Consciente.

“Até o momento, 655 municípios aderiram ao plano, impactando cerca de 14,3 milhões de mineiros. Felizmente, nenhuma macrorregião retrocedeu para a onda vermelha. Ao contrário, as macro Leste, Jequitinhonha e Centro-Sul avançaram para a onda verde”, destacou  Passalio.

Além do avanço dessas três, na deliberação desta semana, a região Norte manteve-se na onda verde.

Saiba mais sobre o Plano Minas Consciente em https://www.mg.gov.br/minasconsciente

Fonte

publicidade

publicidade

publicidade