Butantan anuncia a Butanvac, nova candidata a vacina contra Covid
26 de março de 2021

O Instituto Butantan anunciou a criação da Butanvac, nova candidata a vacina contra a Covid-19. Os detalhes foram divulgados pelo governo de São Paulo em coletiva de imprensa na sede do Instituto na manhã desta sexta-feira (26).

"Essa vacina foi desenvolvida integralmente por cientistas do Instituto Butantan", afirmou o governador João Doria (PSDB).

De acordo com o diretor do Instituto, Dimas Covas, ainda nesta sexta será feito o pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos com voluntários.

O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9.000 pessoas irão participar e a etapa vai estipular a eficácia.

O objetivo é encerrar os testes e ter 40 milhões de doses da vacina prontas antes do final de 2021.

Além do Brasil, a Butavac também será testada no Vietnã e na Tailândia, onde a fase 1 já foi iniciada.

CoronaVac

Atualmente, o instituto é responsável pela etapa final de produção da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Butantan.

A partir do segundo semestre, o Instituto dever nacionalizar a fabricação, com a término da construção da fábrica que será destinada ao imunizante. O Instituto afirma que o desenvolvimento da nova vacina não irá alterar o cronograma da Coronavac.

Candidatas a vacinas no Brasil

O Brasil tem, ao menos, 11 projetos de candidatas a vacina contra a Covid-19, de acordo com levantamento do G1. Todos estão sendo desenvolvidos em universidades e instituições de pesquisa públicas do país.

A pandemia já matou mais de 300 mil brasileiros. A imunização vai a passos lentos no Brasil. Balanço da vacinação aponta que 14.074.577 pessoas já haviam recebido a primeira dose nesta quinta-feira

Fonte: G1

publicidade

publicidade

publicidade