Viçosa, Coimbra e Ervália entre as cidades da Zona da Mata que estão com alerta de baixas temperaturas a partir desta quarta-feira, 28
28 de julho de 2021

O Governo de Minas divulgou um alerta para novos registros de baixas temperaturas e geadas a partir de quarta-feira (28) em cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes. A previsão do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais é de onda de frio intenso.

Na segunda-feira (27), o G1 mostrou na previsão do tempo que a mínima de -2 °C pode ser registrada na última semana de julho da Zona na Mata e Vertentes. Atuação de uma massa de ar frio vai causar uma anomalia climática nas regiões.

Os modelos meteorológicos apontam para a ocorrência de temperaturas negativas de forma generalizada no Campo das Vertentes nas madrugadas dos dias 30 e 31 julho, o que deverá provocar geada de média a forte intensidade.

A situação climática preocupa principalmente os produtores rurais que podem acumular prejuízos com os efeitos da geada sobre as plantações. A Epamig e a Embrapa preparam material com recomendações para o levantamento dos danos e ações necessárias.

A Defesa Civil de Minas Gerais também divulgou um alerta para o declínio da temperatura em até 5 °C abaixo da média, o que oferece risco à saúde. A situação exige maior atenção à população em situação de vulnerabilidade, pois o frio intenso aumenta o risco de hipotermia.

publicidade

publicidade

publicidade