Viçosa é oficialmente integrada ao Cisdeste
17 de novembro de 2021

Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Municipal e lei foi sancionada no último dia 11

A Prefeitura de Viçosa está oficialmente integrada ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste (Cisdeste), para a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Projeto de Lei foi apresentado à Câmara Municipal que aprovou a adesão ao consórcio. No último dia 11 de novembro, o prefeito Raimundo Nonato Cardoso sancionou a Lei 2.925/21.

Com a adesão do município ao consórcio será possível definir o melhor gerenciamento da Rede de Urgência e de Emergência da Macrorregião Sudeste pelo Cisdeste e um dos objetivos e incrementar a implantação do Samu com o envolvimento dos municípios e dos governos federal e estadual.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Sudeste atende grande parte da zona da mata e será o interlocutor durante o processo de implantação do Samu que, através de um convênio, terá o Ministério da Saúde como responsável pela metade do custeio da implantação do serviço regional. O governo do Estado e os municípios ficarão responsáveis por 25%, cada, dos custos, com um repasse proporcional ao número de habitantes. O Serviço disporá de regulação médica especializada e atendimento qualificado, conexão direta com hospitais para encaminhamento de pacientes, além de interface com o Corpo de Bombeiros Militar.

O processo de implantação do Samu Leste do Sul avança com rapidez com Viçosa, Araponga e Teixeiras já tendo recebido as visitas técnicas dos representantes do Cisdeste para a definição e padronização das bases descentralizadas.

por DCM

publicidade

publicidade

publicidade