Ubá conquista 1º lugar em premiação estadual de boas práticas ambientais
30 de março de 2022

O município de Ubá conquistou o 1º lugar no V Prêmio de Boas Práticas Ambientais "Saneamento Além do Básico". A medida é promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a Prefeitura, a cidade concorreu com o projeto "Águas de Ubá: Revitalização de Bacias Hidrográficas e Pagamento por Serviços Ambientais (PSA)" na categoria "Abastecimento de água potável ou de drenagem e manejo das águas pluviais urbanas".

O anúncio do resultado e a premiação foram realizados na quarta-feira (24), durante a programação do XXIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em Belo Horizonte (MG).

O projeto

O projeto apresentado destaca as iniciativas implementadas pela Prefeitura de Ubá desde 2017 através da Secretaria Municipal de Ambiente e Mobilidade Urbana.

As medidas visaram a reversão do histórico de crises hídricas através de práticas de conservação de água e solo em propriedades rurais inseridas em áreas de cabeceira do Ribeirão Ubá.

Além disso, a ação apresentou o uso do Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) como ferramenta de estímulo aos produtores rurais no trato com as águas.

"Esse trabalho começou há muitos anos, quando eu atuava no Sindicato Rural e com apoio de diversos parceiros, e tornou-se objeto do nosso plano de governo como uma meta a ser perseguida. Ubá recebe esse prêmio com muita alegria. Sabemos que práticas ambientais são um exercício a ser feito todos os dias, e vamos continuar perseguindo isso em nossa cidade", afirmou o prefeito Dr. Edson (DEM).

Crise hídrica: relembre

Água, imagem ilustrativa — Foto: Reprodução/Pixabay
Água, imagem ilustrativa — Foto: Reprodução/Pixabay

Em 2017, Ubá decretou situação de emergência no município por causa da estiagem e falta de abastecimento de água potável. Na época, a cidade enfrentou o quarto ano seguido de baixos índices pluviométricos e viveu a pior crise hídrica da história.

Por causa de estiagem, Ubá também entrou em escala de racionamento de água. Por causa da situação, um plano de rodízio foi disponibilizado pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Fonte: G1

publicidade

publicidade

publicidade