Professor da UFV vence prêmio continental por estudo de mamíferos; é o 1º da Universidade
30 de junho de 2022

Guilherme é o primeiro professor da UFV a vencer o prêmio Oliver Pearson Award e apenas o sétimo de todo o Brasil.

O professor Guilherme Siniciato Terra Garbino, do Departamento de Biologia Animal, foi o ganhador do Oliver Pearson Award de 2022, premiação anualmente concedida a jovens profissionais, com até cinco anos da defesa do doutorado, que atuam na disciplina de mastozoologia (estudo dos mamíferos) em pesquisa, ensino e/ou curadoria na América Latina.

O anúncio aconteceu no dia 21 de junho, durante o 101° encontro anual da American Society of Mammalogists (ASM), em Tucson (Arizona), nos Estados Unidos. Guilherme é o primeiro professor da UFV e o sétimo brasileiro a receber este prêmio, criado, em 2003, em homenagem ao zoólogo e ecólogo Oliver Payne Pearson (1915 - 2003), especialista em investigações sobre pequenos mamíferos.

Além de dinheiro para pesquisa, o ganhador também recebe um auxílio para participar do próximo encontro da ASM. No caso do professor Guilherme, a verba será utilizada na aquisição de novos equipamentos e na preservação da coleção de mamíferos do Museu de Zoologia João Moojen, da qual é curador, que dispõe de espécimes raros e alguns dos mais antigos do país. Os recursos também serão investidos no sequenciamento de material genético dos espécimes coletados.

De acordo com o professor, que atua na UFV desde 2020, um dos objetivos do Oliver Pearson Award é fomentar o desenvolvimento da mastozoologia na América Latina. Além da enorme emoção e satisfação de ver sua pesquisa sendo reconhecida, Guilherme considera que receber este prêmio traz um pouco de esperança e incentivo para seguir em frente. “Acho que o principal resultado será investir na formação de potenciais novos mastozoologos no Brasil, o segundo país com mais espécies de mamíferos no mundo”.

Guilherme Garbino terminou seu doutorado em Zoologia em 2019. Ele é bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela USP, onde também obteve o título de mestre em Sistemática, Taxonomia Animal e Diversidade. O professor da UFV é ainda coordenador do Comitê da Lista de Espécies da Sociedade Brasileira para o Estudo dos Quirópteros (SBEQ) e integra o Comitê de Taxonomia da Sociedade Brasileira de Mastozoologia (SBMz) e o Comitê de Nomenclatura da American Society of Mammalogists. Sua linha de pesquisa envolve sistemática, biogeografia e evolução de mamíferos sul-americanos, particularmente Chiroptera e Primates.

Fonte: UFV

Leia também:

Mostra Diversidade em Dança leva cinco dias de espetáculos para Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade