Coordenadora de Área tira dúvidas sobre o Censo em Viçosa
4 de agosto de 2022

Durante o Jornal da Montanhesa de hoje (04) a Coordenadora de Área do Censo em Viçosa, Lara Lúcia Silva, esteve presente para falar sobre a importância do papel do IBGE na realização do Censo Demográfico, iniciado no dia 1º de agosto.

A coordenadora explicou a importância do Censo para a sociedade, por ser a única pesquisa do país que consegue entrar em todos os domicílios em todo o país: “É uma operação gigantesca, em que vamos analisar vários dados que nenhuma outra pesquisa investiga. Por exemplo, o trabalho, educação, migração, religião…”, disse Lara Lúcia, explicando que estes dados também são importantes para a tomada de decisões sobre os investimentos públicos.

A Coordenadora de Área também explicou que o Censo Demográfico não se limita apenas a quantificação de habitantes, e sim, a realidade dessas pessoas: “O recenseador, que é o servidor contratado, responsável por bater na casa do morador e fazer a coleta, vai investigar vários aspectos da vida social. Desde o trabalho, até as deficiências, mortalidade, deslocamento para o trabalho.” explica Lara Lúcia Silva.

Durante a entrevista também foi explicitado o dever do habitante a responder o Censo do IBGE, de acordo com a Lei nº 5.534, que dispõe sobre a sobre a obrigatoriedade de prestação de informações estatísticas solicitadas pela Fundação IBGE, sob pena de multa de até 10 vezes o maior salário-mínimo. Apesar das penalidades, Lara Lúcia Silva disse que o IBGE trabalha com a ideia de conscientização da população da importância do Censo.

Reconheça os Recenseadores do Censo

Os recenseadores são os trabalhadores contratados pelo IBGE para realização da coleta de dados pelo Censo. Estes funcionários tem diversas normas a serem seguidas, inclusive, as que dizem respeito ao sigilo dos dados coletados da população.

Leia também: IBGE-MG inicia treinamento de 180 mil recenseadores para coleta do Censo

A coordenadora de área afirma que os recenseadores sempre estão uniformizados, com um colete escrito “IBGE 2020”, além de um boné, com os mesmos dizeres. O recenseador também possui um crachá, com foto, nome, CPF e um QR Code: “Nesse QR Code, você pode usar seu celular e ver a identidade deste recenseador”, afirma Lara Lúcia, garantindo ser um processo que oferece mais segurança e confiança para o questionário.

No crachá dos recenseadores também possui a informação de um telefone, que permite o reconhecimento deste funcionário pelo 0800 721 8181. O site do IBGE também permite a conferência dos dados dos trabalhadores do Censo.

Assista a entrevista completa do Jornal da Montanhesa:

Para os moradores de Viçosa, em caso de dúvidas, o Posto de Coleta do IBGE fica na casa 23, da Vila Gianetti, ou pelo telefone (31) 3891-2076.

Começa nesta segunda o Censo 2022 em Viçosa e região

publicidade

publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Publicidade