Cadastro Escolar 2024: inscrições já estão abertas
11 de outubro de 2023

Inscrições para o Cadastro Escolar 2024 devem ser realizadas pelo Sucem. Rematrículas são automáticas

Atenção pais ou responsáveis que desejam matricular seus filhos em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais em 2024. O Cadastro Escolar 2024 já está disponível, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem), e ficará aberto até 6 de novembro.

Para realizar o cadastro, interessados podem acessar o link abaixo. A ferramenta permite o encaminhamento dos candidatos às vagas no ensino fundamental e ensino médio de forma unificada, nos municípios que aderiram à iniciativa. Confira demais orientações, também, abaixo:

Podem participar estudantes que pretendem entrar na rede pública de ensino ou que desejam mudar de escola em 2024. Além desses, também podem os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não terá o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante no ano que vem.

Por fim, os que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental, ou ensino médio regular ,ou na modalidade EJAtambém podem se cadastrar. Vale lembrar que para ingresso na EJA, é necessário idade mínima de 15 anos para o Ensino Fundamental e 18 anos para o Ensino Médio.

SEE-MG / Divulgação

Cadastro Escolar 2024 - Renovação da Matrícula

Uma das novidades do Cadastro Escolar 2024 é o processo de Renovação da Matrícula, que o sistema realiza de forma automática. Alunos matriculados e frequentes em uma escola da rede estadual de ensino, até o dia 5/10, terá assegurada a permanência na mesma unidade escolar em 2024.

Assim, a renovação da matrícula se dará, preferencialmente, no turno em que o aluno estiver matriculado em 2023. O estudante, cuja matrícula foi renovada automaticamente, que pretenda trocar de escola em 2024, poderá solicitar o cancelamento da renovação no Sucem e se inscrever no processo de cadastramento para concorrer a uma vaga.

Informações por Agência Minas

publicidade

publicidade

publicidade