Câmara de Viçosa aprova projeto para implementação de Educação Financeira nas escolas
29 de maio de 2024

Vereadores aprovaram projeto que institui a implementação de Educação Financeira nas escolas municipais de Viçosa

Na última reunião Ordinária da Câmara Municipal dos Vereadores, os parlamentares aprovaram em 1ª votação o Projeto de Lei (PL) nº 009/2024, de autoria do vereador Rogério Fontes (Tistu) (PP), que visa incluir noções de Educação Financeira como tema abordado no Ensino Fundamental I e II nas escolas municipais de Viçosa.

Algumas das pautas que estão incluídas no PL, são:

  • Formação de cidadãos financeiramentes conscientes
  • Prevenção do endividamento excessivo
  • Estimulo ao empreendedorismo e à sustentabilidade econômica
  • Parcerias com instituições de Ensino Superior e entidades especializadas
  • Construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável

No projeto está definido que "a educação financeira será trabalhada nas atividades escolares específicas, preferencialmente com a presença do professor responsável pelo conteúdo determinado pela escola”. Além disso, o PL diz que “o Poder Executivo poderá celebrar convênios com as instituições de ensino superior ou outras entidades públicas ou privadas que tenham qualificação em educação financeira”. 

Em defesa do seu PL, Tistu disse que “as pessoas, muitas vezes, não sabem administrar o seu próprio dinheiro. (...) É um projeto que institui noções básicas de finanças aos alunos do ensino fundamental I e II”. Rogério também falou sobre a importância da educação financeira desde o início da carreira acadêmica das crianças e adolescentes do Município. Ao finalizar, o parlamentar disse que espera que “um projeto dessa magnitude tenha o apoio unânime da Casa Legislativa”.

Informações: Câmara Municipal de Viçosa