“Visita extremamente importante” diz Reitor da UFV sobre comitiva de análise de Hospital Escola
29 de maio de 2024

'}}

Nesta quarta-feira (29), o reitor da UFV, Demétrius David Silva, concedeu uma entrevista à Rádio Montanhesa, no programa Jornal da Montanhesa, na qual ele falou um pouco sobre a possibilidade da implementação de um Hospital Universitário no local onde é o Hospital São João Batista. Vale ressaltar que nesta semana uma equipe comitiva da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) está na cidade realizando uma análise sobre o assunto.

O reitor começou falando sobre como funcionaria o hospital "focaria tanto nas condições de ensino e pesquisa para nosso estudantes e profissionais, mas principalmente na gestão de saúde pública para Viçosa e região".

Ao falar sobre as conversa da comitiva, ele iniciou dizendo que "essa visita... foi extremamente importante e nós percebemos claramente que os membros da comitiva, 3 profissionais da Ebserh, detectaram que nós possamos sim ter um Hospital Universitário (HU)".

Ao falar sobre verbas, disse que "o HU, não somente a Universidade ter seu hospital, mas sim ter um hospital vinculado a Ebserh, que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e isso garante orçamento para manutenção das atividades do hospital"

Sobre a gestão da saúde em Viçosa, ele disse que "nós temos que ter uma gestão unificada dos dois hospitais em Viçosa, o fato da gente ter esse HU... não inviabiliza a existência dos dois hospitais... A gestão unificada é fundamental", completando ainda citando o caso da cidade vizinha Ponte Nova, onde existe sucesso nas ações conjuntas entre os hospitais locais.

Ele ainda respondeu uma questão sobre ser um movimento político dizendo que "é sim um processo político, mas não político partidário, porque a partir do momento em que tivermos a decisão técnica de que a cidade comporta um HU, nós vamos fazer um esforço político muito grande pra conseguir orçamento para viabilizar o hospital universitário" e ainda completou que será necessária a união de parlamentares para que seja possível conseguir o orçamento suficiente para construção do hospital.

Informações: Rádio Montanhesa