Cultura, Política, Viçosa
Projeto que garante meia entrada a acompanhantes de pessoas com TEA é aprovado
4 de julho de 2024

Com o objetivo de assegurar meia entrada a acompanhantes de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)nos estabelecimentos privatizados que oferecem diversão, lazer, arte, cultura, esporte e similares em Viçosa, o PL 021/2024, de autoria da vereadora Vanja Honorino, foi aprovado em Extraordinária na última segunda (01).

Segundo a parlamentar, o projeto é “uma medida de inclusão social e acessibilidade, que visa promover a participação plena e igualitária dessas pessoas na sociedade”.Vale destacar que a meia entrada correponde ao desconto de 50% sobre os valores de ingressos ofertados ao público em geral, como cinemas, circos, parques de diversão, shows, teatros, eventos esportivos, clubes e similares. 

A parlamentar afirma que o acesso à cultura e lazer é um direito fundamental de todos, incluindo aqueles com deficiência e ressalta a necessidade que as pessoas com o transtorno possuem de ter um acompanhante, sendo assim fundamental a meia entrada para garantir o devido suporte e inclusão. 

Por fim, a Vereadora Vanja salienta que “a diversidade é um valor fundamental em uma sociedade democrática. Ao reconhecer as necessidades específicas das pessoas com TEA e garantir seu acesso a eventos culturais e de lazer, estamos demonstrando respeito pela diversidade de habilidades e necessidades dentro da nossa comunidade” conclui.

Informações por Câmara Municipal de Viçosa