O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), investiu em novos caminhões destinados à coleta seletiva no município. Os novos veículos já estão em circulação na cidade.
Sob a responsabilidade do SAAE, dois novos caminhões foram adquiridos e destinados à coleta seletiva. Cada caminhão será utilizado por uma associação: um para ACAT, e o outro para a ACAMARE. Os caminhões foram locados com um valor mensal de R$ 14.814 cada. Os veículos possuem carroceria tipo gaiola e incluem manutenção preventiva e corretiva, reposição de peças, assistência 24 horas, seguro total contra terceiros, e uma franquia mensal de 3.000 km. Os caminhões também estão equipados com giroflex, refletores de ré, sirene e foram plotados.
Os veículos estão sendo usados pelas Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). O objetivo é que esses caminhões sejam um reforço para ampliar e melhorar os trabalho dos catadores. E também como foco de proporcionar mais sustentabilidade para a cidade.
Além disso, o SAAE fez locação de 5 caminhões compactadores destinados à coleta convencional. Com um custo mensal de R$ 34.000 cada, também incluindo todas as despesas mencionadas. Porém, com o atraso da entrega dos caminhões, com um atraso previsto de 30 a 45 dias para a chegada deles. Esses caminhões tem capacidade mínima de 15 metros cúbicos e possuem também manutenção inclusa, assistência 24 horas, seguro total e franquia de 3.000 km mensais.
Segundo a assessoria de comunicação da autarquia, "optar pela locação dos caminhões em vez de adquiri-los foi uma decisão estratégica. A locação permite uma maior flexibilidade na gestão da frota, além de reduzir os custos de manutenção e reposição de equipamentos ao longo do tempo. Dessa forma, garantimos a continuidade do serviço de coleta com veículos sempre em bom estado e sem a necessidade de um alto investimento inicial na compra dos caminhões."
Informações Assessoria de Comunicação do SAAE Viçosa