A Universidade Federal de Viçosa (UFV) oficializou, na última terça-feira (19), um memorando de entendimento com a Henan Agricultural University (HAU), da China. O documento foi assinado pelo reitor da UFV, Demetrius David da Silva, e pelo presidente do Conselho Universitário da HAU, Li Chegwei, em cerimônia realizada na reitoria da UFV.
Além de Li Chegwei, participaram do evento outros representantes da universidade chinesa, incluindo responsáveis pelas áreas de intercâmbios, assuntos acadêmicos, agronomia e ciências da vida. Pela UFV, estiveram presentes o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Oliveira Di Iorio, e o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Raul Narciso Carvalho Guedes.
O acordo prevê ações de intercâmbio para professores, técnicos e estudantes, além do desenvolvimento conjunto de atividades voltadas ao ensino, pesquisa e consultoria. Segundo o professor Vladimir, a Henan Agricultural University, com foco em agricultura, buscou a parceria com a UFV em 2023, visando cooperação relevante nesse campo.
O reitor Demetrius destacou que a relação entre a UFV e a China já é consolidada, com acordos vigentes com outras nove instituições chinesas. “Temos excelentes expectativas em relação aos resultados da colaboração”, afirmou.
Após a assinatura do memorando, os representantes da HAU visitaram o campus da UFV, onde conheceram os edifícios mais emblemáticos e receberam informações sobre a história da universidade
Informações: UFV