Passageiros com bilhetes da Voepass devem buscar reembolso ou reacomodação
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu as operações da companhia aérea Voepass a partir desta terça (11). Consequentemente, a medida impacta duas rotas diárias no Aeroporto da Zona da Mata, com destinos para o aeroporto de Congonhas (SP) e Guarulhos (SP). Afinal, a decisão da Anac decorre da identificação de "irregularidades" que a Voepass não solucionou.
Aliás, desde o acidente com um avião da Voepass em Vinhedo (SP), no ano passado, que resultou em 62 mortes, a Anac intensificou a fiscalização da empresa. Assim, a agência apontou que a Voepass não cumpriu exigências como a redução da malha aérea e o aumento do tempo de manutenção das aeronaves em solo. Além disso, irregularidades previamente sanadas voltaram a ocorrer.
Portanto, a suspensão da Anac tem caráter cautelar e permanecerá em vigor até que a Voepass "comprove a correção de não conformidades" em seu sistema de gestão. Em contrapartida, a Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, informou que sua frota está em condições de voo e que iniciou tratativas para resolver a situação.
Dessa forma, os passageiros afetados devem procurar a Voepass ou a agência de viagens onde compraram as passagens para solicitar reembolso ou reacomodação em outras companhias. Enquanto isso, o Aeroporto da Zona da Mata continua a operar com voos das companhias Azul e Gol, com destinos para Campinas (Viracopos) e Congonhas (SP).
A Voepass divulgou nota informando que recebeu a notificação da Anac e que busca demonstrar sua capacidade de manter os níveis de segurança exigidos pela agência. Ademais, a empresa ressaltou que sua frota segue padrões rigorosos de segurança e que se esforçará para retomar as operações o mais breve possível.
Informações: g1 Zona da Mata