O doutorando Breno Valente Fontes Araújo e a professora Ana Cláudia Azevedo, do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), foram premiados com o título de melhor artigo na 34ª edição da International Association for Management of Technology Conference (IAMOT), realizada entre os dias 14 e 19 de junho de 2025, em Montreal, no Canadá.
O artigo, intitulado Strategic Orientations of Technology Transfer Offices in Emerging Economies: Implications for Early-Stage and Late-Stage Outcomes, analisou como diferentes estratégias adotadas por Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) influenciam os resultados da transferência de tecnologia no Brasil. A pesquisa evidencia que, em contextos estruturais mais desafiadores, como os das economias emergentes, o desempenho dos NITs depende de um equilíbrio estratégico entre atividades internas, externas e mediadoras.
A partir da análise econométrica de dados da pesquisa FORTEC de Inovação, os autores concluíram que atividades internas favorecem os primeiros estágios da transferência de tecnologia — como a comunicação de invenção —, enquanto ações externas e mediadoras são mais eficazes para fases avançadas, como os acordos de licenciamento.
Segundo os pesquisadores, os achados oferecem “contribuições relevantes para o desenho de políticas públicas e estratégias institucionais voltadas ao fortalecimento dos ecossistemas de inovação no país”.
O trabalho contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), além de apoio indireto do CNPq e do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Formiga.
Além do artigo premiado, o PPGAdm/UFV também foi representado na conferência pela doutoranda Luiza Melo Fernandes Moreira, com o estudo Role Overload, Academic Entrepreneurship and Gender: a latent profile analysis, orientado pela professora Ana Azevedo. O trabalho aborda como a sobrecarga de papéis e as desigualdades de gênero influenciam o empreendedorismo acadêmico entre docentes universitários.
Para a professora Ana Azevedo, os reconhecimentos conquistados na IAMOT 2025 reforçam a relevância da UFV no cenário internacional:
“A premiação e a participação qualificada do nosso programa reafirmam o compromisso da UFV com a excelência em pesquisa e sua atuação destacada nas áreas de gestão da inovação, empreendedorismo acadêmico e políticas de transferência de tecnologia”.