terça-feira, 16 de junho de 2026
Urgente

UFV descobre nova espécie de lambari endêmica na microrregião de Viçosa

UFV descobre nova espécie de lambari endêmica na microrregião de Viçosa

Pesquisa identifica Psalidodon canaaensis, restrita à Cachoeira Grande, em Canaã

O Grupo de Pesquisa em Ictiologia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) anunciou a descoberta e descrição de uma nova espécie de lambari. O achado foi publicado na revista científica Zootaxa no dia 2 de dezembro. A nova espécie, denominada Psalidodon canaaensis, está restrita à Cachoeira Grande, localizada no município de Canaã, na microrregião de Viçosa.

Esta é a primeira espécie de lambari pertencente ao gênero Psalidodon a ser descrita como endêmica da bacia do rio Doce, vivendo exclusivamente nesta região. A descrição da nova espécie enriquece o campo da Ictiologia ao fornecer informações adicionais sobre a morfologia, genética e ecologia dos lambaris, além de indicar um evento evolutivo local.

Origem da Descoberta

A descoberta teve origem em um material coletado entre 1990 e 2017 pelo então professor da UFV Jorge Dergam e depositado na Coleção Ictiológica do Museu de Zoologia João Moojen (MZUFV).

Anos depois, o ex-aluno e atual integrante do grupo Ictiologia, Victor de Queiroz, examinou o material e percebeu a possibilidade de ser uma nova espécie. Em 2024, a professora Elisabeth Henschel, atual líder do grupo e curadora da Coleção, confirmou a identificação.

A nova espécie se diferencia dos demais lambaris por várias características morfológicas, como a quantidade de escamas, a anatomia da linha lateral (estrutura sensorial) e o padrão de colorido. Segundo a professora Elisabeth Henschel, essas variações resultam da história evolutiva independente da espécie, contada através das características morfológicas e de análises de DNA.

Ameaça à Existência

A área onde o Psalidodon canaaensis foi encontrado, a Cachoeira Grande em Canaã, está sob ameaça de construção de uma usina hidrelétrica. A professora Elisabeth Henschel afirma que a espécie se restringe àquela área e que buscas nas proximidades não identificaram novas populações.

A possível instalação da usina implicaria o alagamento da cachoeira. A professora Henschel acredita que tal evento pode levar à extinção do lambari, devido à restrição de sua ocorrência geográfica. Há mobilização local contra a instalação da usina para evitar graves consequências para esta e outras espécies de peixes.

O artigo descrevendo o achado, intitulado A new endemic species of Psalidodon Eigenmann (Characiformes: Acestrorhamphidae) from the upper rio Doce basin, Brazil, é resultado de uma parceria entre o grupo de Ictiologia da UFV e pesquisadores das universidades federais de Minas Gerais (UFMG) e do Amazonas (UFAM).

O Grupo de Pesquisa em Ictiologia da UFV está sediado no Laboratório de Sistemática Molecular e Biologia da Reprodução (Beagle), ligado ao Departamento de Biologia Animal (DBA). O grupo busca entender a diversidade de peixes de água doce em diversas bacias hidrográficas brasileiras e africanas.

Informações: UFV