domingo, 14 de junho de 2026
Urgente
Escolas estaduais de Minas transformam a Copa do Mundo em aprendizadoGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas anuncia mais de R$400 milhões em obras e projetos de infraestrutura rodoviária para o Centro-Oeste do EstadoGoverno de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnéticaSanta Luzia recebe Carreta Saúde Mais Perto com consultas e exames especializadosGoverno de Minas e Québec firmam acordo de cooperação para ampliar intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento conjuntoGoverno de Minas lança Panorama do Comércio Exterior da Região Metropolitana de Belo HorizonteEscolas estaduais de Minas transformam a Copa do Mundo em aprendizadoGoverno de Minas transfere capital para Divinópolis, primeira cidade a alcançar nível máximo em Liberdade EconômicaGoverno de Minas autoriza início do processo para construção da nova ponte sobre o Rio São João, em IgaratingaGoverno de Minas anuncia mais de R$400 milhões em obras e projetos de infraestrutura rodoviária para o Centro-Oeste do EstadoGoverno de Minas anuncia mais de R$ 2,6 milhões para a Santa Casa de Formiga adquirir equipamento de ressonância magnéticaSanta Luzia recebe Carreta Saúde Mais Perto com consultas e exames especializadosGoverno de Minas e Québec firmam acordo de cooperação para ampliar intercâmbio de conhecimento e desenvolvimento conjuntoGoverno de Minas lança Panorama do Comércio Exterior da Região Metropolitana de Belo Horizonte

BR-356 passa a ter gestão concedida entre Ouro Preto e Mariana

BR-356 passa a ter gestão concedida entre Ouro Preto e Mariana

Trecho da rodovia federal terá operação transferida à iniciativa privada com foco em manutenção, segurança e melhorias estruturais

O governo assinou a concessão da BR-356 no trecho que liga os municípios de Ouro Preto e Mariana. Com a medida, a operação da rodovia federal passa a ser responsabilidade da iniciativa privada. A decisão envolve um dos principais corredores viários da região histórica de Minas Gerais, utilizado diariamente por moradores, trabalhadores e visitantes.

De acordo com as informações divulgadas, a concessão prevê a realização de melhorias na estrada, com ações voltadas à infraestrutura, à sinalização e ao atendimento aos usuários. A proposta também inclui manutenção contínua da via, com o objetivo de garantir melhores condições de tráfego ao longo do trecho concedido.

A BR-356 é uma rodovia de ligação entre cidades com relevância histórica e fluxo constante de veículos. A mudança na gestão busca enfrentar problemas registrados ao longo do tempo, relacionados à conservação da pista e à segurança de quem circula pela estrada. Com a transferência da operação, a expectativa é de que a rodovia receba investimentos regulares para o funcionamento do sistema viário.

O modelo de concessão adotado prevê que a empresa responsável assuma serviços operacionais e de manutenção, sob contrato firmado com o poder público. A atuação da iniciativa privada deverá contemplar melhorias estruturais e operacionais, seguindo as diretrizes estabelecidas no acordo assinado.

Segundo o governo, a iniciativa tem como finalidade aprimorar a qualidade da rodovia e ampliar a segurança viária no trecho entre Ouro Preto e Mariana. A concessão também busca garantir atendimento adequado aos usuários, contribuindo para a organização do tráfego em uma área de importância histórica e econômica para o estado.

A assinatura da concessão marca uma nova etapa na gestão da BR-356 nesse segmento específico. A rodovia segue como eixo fundamental de mobilidade regional, e a mudança no modelo de operação passa a integrar a estratégia de gestão da infraestrutura viária federal no trecho concedido.

Informações: Estado de Minas