Iniciativa do edital Capes/Brics-NU envolve parcerias com China e África do Sul e pesquisas em cinco regiões do Brasil
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) aprovou um projeto no edital Capes/Brics-NU que vai analisar os impactos das mudanças climáticas na Antártica e as alterações no uso da terra sobre a produção agrícola brasileira, além de estudar políticas públicas voltadas ao setor agrícola. O projeto também prevê mobilidade de pesquisadores e estudantes de doutorado da UFV para a China e a África do Sul.
A coordenação é do professor José João Lelis de Souza, do Departamento de Solos. A proposta envolve programas de pós-graduação da universidade e reúne pesquisadores de diferentes áreas. Segundo a organização do projeto, a abordagem multidisciplinar busca integrar estudos sobre manejo do solo, produção agrícola, serviços ecossistêmicos e conservação da biodiversidade.
O projeto inclui cooperação com instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras. Entre as instituições participantes estão a Universidade do Estado Livre, na África do Sul, e a Nanjing Agricultural University, na China. A iniciativa prevê acordos de parceria e dupla titulação para estudantes de doutorado, além de atividades de treinamento de pós-doutorado entre as instituições envolvidas.
Na UFV, participam pesquisadores dos programas de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas, Agroquímica, Meteorologia Aplicada, Engenharia Civil, Política Social, Administração, Fitotecnia e Agroecologia. A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) apoiou a participação da universidade no edital.
O projeto prevê a realização de experimentos em campo em cinco regiões do Brasil. As áreas selecionadas têm como objetivo representar diferentes culturas agrícolas e tipos de solo presentes no país. Os dados coletados vão permitir a análise dos efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde do solo e sobre a capacidade produtiva em diferentes contextos regionais.
Com base nos resultados, o grupo pretende produzir informações para apoiar a definição de técnicas de manejo do solo e subsidiar ajustes em investimentos e políticas públicas voltadas ao setor agrícola. O estudo também considera a relação entre clima, uso da terra e produção agrícola no contexto das regiões analisadas.