Aconteceu nos dias 28 e 29 de abril a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Viçosa. A programação da abertura oficial, no dia 28, foi no Salão Nobre Professor Arduino Bolivar, do Centro Administrativo Municipal Prefeito Antônio Chequer; já a discussão dos trabalhos, na manhã do dia 29, ocorreu na Universidade Federal de Viçosa. No mesmo dia, à tarde, no Salão Nobre da prefeitura, houve a plenária final.
Esta foi a primeira Conferência no município com perfil intersetorial, pois teve como realizadores o Conselho Municipal de Saúde e as secretarias municipais de Saúde e de Assistência Social e como apoiadores o Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas de Viçosa (Comad); as secretarias municipais de Educação, de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, de Administração e de Governo; além da Universidade Federal de Viçosa.
O tema da conferência foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.
A participação efetiva foi de 160 pessoas que debateram temas que serviram de base para as discussões dos painéis I: "Intersetoriedade entre Assistência Social e Saúde Trabalho em Redes"; II: "Humanização do Atendimento ao Usuário: Vínculos, Fluxo e Articulação de Rede”; III: "Saúde Mental dos Trabalhadores da Rede de Atendimento” e IV: "Articulação de Rede, Apresentação dos Eixos Temáticos."
Ao final dos trabalhos foram aprovadas 39 propostas: oito de âmbito nacional; 12 estadual e 19 municipal.Os Eixos discutidos foram: Eixo I: Cuidado em Liberdade como garantia de direito à cidadania; Eixo II: Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Eixo III: Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Eixo IV: Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A Ata da Plenária final com os nomes dos delegados eleitos para a Etapa Estadual da conferência, será disponibilizada na página oficial do Conselho Municipal de Saúde de Viçosa. Já o Relatório Final da 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Viçosa, será enviado em até 30 dias, ao prefeito municipal, ao presidente da Câmara Municipal, à Reitoria da UFV, ao Fórum da Comarca de Viçosa, ao Ministério Público do Estado de Minas Gerais, e à Secretaria de Saúde do Estado de Minas Gerias.
Em atendimento aos dispositivos legais, o Relatório Final também ficará disponível para consulta da população na página do Conselho Municipal de Saúde e no site oficial da Prefeitura de Viçosa.
A Mesa Diretora do evento foi composta pelo prefeito de Viçosa Raimundo Nonato Cardoso; pelo presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Edenilson José Oliveira; pela superintendente Regional de Saúde, Josy Duarte; pelo secretário municipal de Saúde, Rainério Rodrigues Fontes; pela secretária municipal de Assistência Social, Vera Sônia Saraiva; pela presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sueli Aparecida da Silva; pela presidente do Comad, Patrícia de Fátima Pinto; pelo professor da UFV, Bruno David Henriques; E pelo representante do TJMG, Comarca de Viçosa, Felipe Melo Abranches.
Fonte: Prefeitura de Viçosa