O edital para a licitação que vai definir a empresa responsável pelo serviço de coleta de lixo orgânico em Viçosa está suspenso. O processo licitatório estava previsto para ter a abertura das propostas nesta quinta-feira (10), porém, foi impugnado por uma empresa que acusou erro em um dos itens do edital.
A assessoria do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informou à imprensa local, que será feita a retificação do item “5.1.1” do Projeto Básico, “Dos veículos de apoio tipo VUC-Veículo Urbano de Carga (Satélites)”, tendo em vista que foi identificado equívoco na exigência feita pela empresa. O edital corrigido ainda não tem data para ser republicado.
A empresa terceirizada ficará responsável exclusivamente pelo recolhimento do lixo orgânico. A coleta do lixo reciclável continuará sendo feita pelo SAAE e o material recolhido será encaminhado para a usina de triagem e compostagem para que seja feita a destinação correta dos diversos materiais coletados.
Quando for republicado o edital será estabelecido também um novo prazo para que as empresas interessadas em participar da licitação entrem em contato com o Saae para agendar as visitas técnicas.
Segundo informações do SAAE, após a definição da licitação está prevista a implantação de um novo modelo de coleta de lixo na cidade. O lixo orgânico (úmido) e o lixo reciclável (seco) serão recolhidos em dias alternados. Os horários também devem ser alterados e serão informados à população.
O objetivo deste modelo é ampliar o reaproveitamento dos materiais recicláveis a partir da construção da Usina de Triagem e Compostagem. Para isso, será realizado treinamento e conscientização dos agentes participantes do processo e campanhas de conscientização do compartilhamento das responsabilidades entre o ente público e o usuário do serviço.
Fonte: G1 Zona da Mata