A Secretaria de Educação da Prefeitura de Viçosa, por meio de um contrato assinado essa semana pelo prefeito Ângelo Chequer, adquiriu materiais pedagógicos do projeto A Liga Pela Paz, que instruiu sobre relações no meio educacional. As atividades desse projeto serão aplicadas nas escolas municipais para os alunos e professores do 1° ao 9° ano a partir do segundo semestre deste ano.
O contrato, orçado no valor de R$217.188,00 (duzentos e dezessete mil e cento e oitenta e oito reais) de recursos próprios do município, garante a aquisição de 2.011 unidades do material desenvolvido pela equipe pedagógica da empresa Inteligência Relacional Eireli, de Ribeirão Preto, São Paulo.
Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Fabiana Ribeiro, a equipe da empresa fornecedora dos materiais ministrará um workshop em julho para os professores selecionados, que aplicarão os projetos em suas respectivas escolas. As atividades de A Liga Pela Paz se entenderão por todo o segundo semestre letivo e contará com um tempo de aula por semana.
“O projeto tem como objetivo trabalhar as emoções dentro do processo de ensino-aprendizagem, tanto dos alunos quanto dos professores e equipe pedagógica das escolas municipais. O material servirá de apoio para discutir a melhor forma de lidar com essas emoções e fortalecer as relações dentro do ambiente escolar, visando sempre potencializar o aprendizado”, diz Fabiana.
O prefeito Ângelo Chequer conta que a implantação do projeto é motivado pela necessidade de melhorar as relações interpessoais dentro das escolas em Viçosa. “As atividades que serão realizadas nas escolas através desse projeto são um passo muito significativo no objetivo de melhorar o diálogo e a comunicação entre os alunos e os professores, fortalecendo, dessa forma, o ensino e criando boas relações”, afirma.