Nesta quinta-feira, 20 de junho, às 17h51, o inverno oficialmente começa em todo o Hemisfério Sul do planeta. A estação, que só termina no dia 22 de setembro, às 9h44, é marcada pelo período menos chuvoso do ano e de maior queda na temperatura do ar, resultando em valores médios inferiores a 22ºC, para toda a região Sudeste.
No entanto, neste ano a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é de um inverno mais quente. Segundo o instituto, as temperaturas tendem a permanecer acima da média em grande parte
da região, porém não se descarta a possibilidade de queda na temperatura média do ar devido à entrada de massas de ar frio em alguns dias, ao final da estação, entre agosto e setembro.
Um fator importante que vai contribuir para deixar o inverno 2024 menos frio do que poderia ser é que o oceano Atlântico na costa entre Santa Catarina e o Rio De Janeiro tende a se aquecer no decorrer da estação. Além disso, o Atlântico Tropical segue com temperatura acima do normal.
Em Viçosa, neste primeiro dia da nova estação a temperatura máxima chega aos 28ºC, o que ilustra essa permancência do calor. Para os próximos 15 dias, a menor temperatura será de 12ºC neste sábado (22), enquanto em diversas outras datas as máximas chegarão aos 29ºC.
Apesar desta anomalia, o tempo mais seco e mais propício a ocorrência de queimadas e incêndios florestais, bem como aumento de doenças respiratórias, segue como de costume. Neste sentido, é importante se atentar a hidratação e não praticar nenhum tipo de inceneração, sobretudo em pastos, cirscunstância que pode resultar em chamas alastradas, danos ambientais, estruturais e até risco de vida.
Complementação de informações por INMET e ClimaTempo